5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Associação Casa do Brasil promove o acolhimento e a informação a toda a comunidade

Associação Casa do Brasil promove o acolhimento e a informação a toda a comunidade

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
26.11.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
26.11.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Associação Casa do Brasil promove o acolhimento e a informação a toda a comunidade

A Associação Casa do Brasil é uma instituição com sede na Rua Escura, em Viseu, fundada em outubro de 2019. A presidente da Associação, Edimeia Gonçalves, refere que a iniciativa principal da sua criação “foi a necessidade de se encontrar um grupo que pudesse funcionar como catalisador de modo a facilitar as relações sociais, orientações sobre documentação, entre outros aspetos”, visto que, por vezes, os imigrantes chegam sem qualquer orientação e até muito solitários a Portugal.
Os objetivos principais da existência da Casa do Brasil passam pela “promoção do acolhimento e informação”, como forma de salvaguardar os interesses da comunidade brasileira, bem como os seus direitos, o que facilita a integração dos imigrantes brasileiros no país português.
A Associação possui vários voluntários que fazem atendimentos consoante agendamento prévio e segundo Edimeia Gonçalves “tem sido possível dar bastantes respostas aos pedidos que são feitos por parte do público-alvo”.
A presidente afirma que a Casa do Brasil pretende também apresentar a cultura brasileira, interagindo, assim, na cultura local. Como exemplo disso estão as últimas ações realizadas pela Associação, como a participação no Festival Trip e ainda a participação na Feira de São Mateus do Brazilian Day.
Edimeia Gonçalves refere também que a Associação possui parceiros que ajudam a servir a comunidade viseense, como é o caso da Junta de Freguesia, do Teatro Viriato, da AdRA e da Cáritas. Para além disso, existe um núcleo de empresários brasileiros que se reúne regularmente com o intuito de promover a troca de informações sobre empreendedorismo e os benefícios de determinados projetos, como o caso do projeto de Natal na Rua Direita, em Viseu.
A Associação conta já com uma média de 700 pessoas integradas por ano, sendo que “os associados trazem na sua ficha cadastral os seus agregados”. Neste sentido, existe uma rede de parceiros que permite a possibilidade do fornecimento de benefícios, visto que, por vezes, “os associados ainda não têm número de utente e precisam de uma certa especialidade que não conseguem no seu posto de saúde e, por isso, gozam de alguns benefícios por serem associados”. Como exemplo destas parcerias está a Casa de São Mateus, a JS Clínica Médica e a ValeBesteiros.
Sobre o facto de existir cada vez mais procura por parte dos imigrantes em viver na cidade de Viseu, Edimeia Gonçalves refere que “o público que emigra para Viseu é um público diferente daquele que procura outro sítio do país, pois quem procura Viseu, em específico, fá-lo por ser um sítio seguro e com qualidade de vida”. Mas, a verdade é que o facto de a cidade viseense não ter tanta oferta de emprego não deixa os imigrantes esperançosos, sendo que Viseu se apresenta como “um circuito cultural, uma região mais tradicional e mais conservadora o que, para os imigrantes, é algo muito atrativo e agradável” – adianta a presidente da Associação Casa do Brasil. Acrescenta ainda que quem vem para Viseu vem para construir uma história e não para trabalhar apenas alguns anos: “para isso procuram outras cidades, porque quem vem para Viseu quer ficar, quer construir uma história e, acima de tudo, fazer parte da história de Viseu”.
“Enquanto Associação percebemos que Viseu é um sítio de oportunidades e como imigrante é muito mais tranquilo viver uma vida aqui. É o que os imigrantes dizem e eu, particularmente, é o que sinto” – finaliza a atual presidente da Associação Casa do Brasil.
Edimeia Gonçalves refere que no ano de 2022 chegaram, em média, 70 pedidos mensais à Associação, tanto em atendimento online como presencial.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar