Com 91 anos, o Sr. Manuel Cardoso tem memória fina, mão firme…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Tranquilidade, ar puro e vistas apaixonantes. O Baloiço do São Macário, em…
A Associação de Solidariedade Social de Caparrosa (ASSOC) vai construir uma nova ala no lar de idosos. A obra deverá estar pronto até ao final do ano disse a Câmara Municipal de Tondela, que anunciou ainda que, até 2037, vai apoiar a instituição em 500 mil euros até 2037 um apoio de 500 mil euros. As duas entidades assinaram recentemente um novo aditamento ao protocolo de apoio.
Atualmente, o lar da instituição tem 16 camas e, com as obras que estão a decorrer, passa a ter mais 13 vagas. O investimento de mais de 800 mil euros, financiado pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – 3.ª Geração (PARES 3.0), arrancou em 2024 e deverá estar pronto até ao final do ano.
“Tornar-se-ia uma tarefa muito difícil para nós ela ser executada sem este apoio que é muito significativo. Somos pessoas muito gratas e acho que temos de agradecer a atitude que tiveram connosco e com outras instituições do concelho porque é uma área para os mais frágeis e pessoas que mais precisam”, disse o presidente da ASSOC, Mário Simões.
Também presente esteve o diretor da Segurança Social de Viseu, Joaquim Seixas, que disse que o projeto de alargamento do lar vai dar melhores condições aos utentes e funcionários da instituição.
“Há aqui um tripé que quando funciona é o ideal: a Segurança Social, os municípios e as associações. Quando este tripé funciona ficamos felizes. A palavra que só posso ter em nome da SS é de agradecimento à associação e ao município porque em conjunto conseguimos ter esta responsabilidade que nos permite dar melhores condições a quem precisa destes serviços”, afirmou o responsável.
A presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, também foi à Associação de Solidariedade Social de Caparrosa. A autarca disse que o executivo municipal visitou a instituição para conhecê-la de perto e assinar o protocolo de apoio financeiro que obriga “o município a transferir ao longo de todo o prazo de vigência do empréstimo a verba necessária para custar 50% do valor” pedido à banca.
“No início deste mandato definimos claramente como uma das principais linhas de atuação do nosso mandato a área social, a criação, valorização, otimização e potencialização de respostas sociais quer na terceira idade, quer na primeira infância”, acrescentou.
A Câmara de Tondela também assinou um aditamento ao protocolo de apoio à Associação Social, Desportiva, Cultural e Recreativa de Parada de Gonta (ASSODREC). Juntos, os dois acordos envolvem verbas no total de 1,2 milhões de euros.