No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A associação AM’Arte, de Viseu, está a realizar em escolas do concelho o projeto “Histórias em Movimento”, que promove a leitura junto das crianças do primeiro ciclo no Agrupamento de Escolas Viseu Norte.
A iniciativa está a ser implementada em 11 turmas do primeiro ciclo nos Agrupamentos de escolas Viseu Norte, em horário letivo, na disciplina de Educação Artística com a ajuda dos professores, mas o objetivo é chegar a todo o país.
O projeto decorre em cinco escolas básicas nas localidades de Couto de Cima, Tondelinha, Farminhão, Portela e Torredeita e também contempla a realização de dois mercados literários em Coutos de Viseu e Tondelinha e oficinas para famílias na Biblioteca Municipal de Viseu.
O projeto integra uma das ofertas educativas e artísticas da AM’Arte. As suas coordenadoras, Cláudia Cruz e Carina Gomes, acreditam na importância de “um trabalho multimodal através da transversalidade entre várias formas de expressão artística desde a literatura, a dança, a música, o teatro e o desenho, no desenvolvimento de todo o potencial da criança”.
Os primeiros passos foram dados em janeiro de 2022 com o objetivo de promover a literatura infantil e a literacia literária e artística. As sessões são criadas em conjunto com as crianças durante as aulas de Movimento Expressivo na AM’Arte e nas escolas.
O projeto foi premiado em dezembro passado com o Prémio Infância do BPI e da Fundação La Caixa, tendo recebido um apoio de 24 790 euros.