No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV) assinala esta sexta-feira (21 de outubro) 40 anos de atividade e, para comemorar a efeméride, vai organizar um evento a partir das 18h30, no restaurante Amazónia, no antigo The Day After.
O crescimento económico será o principal tema desta iniciativa, que vai acolher o lançamento de um livro da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES) sobre duplicar o Produto Interno Bruto em 20 anos. A obra vai ser apresentada pelo presidente da organização, Álvaro Beleza.
Segue-se depois um momento em que os presidentes da Associação Industrial Portuguesa, da Câmara de Comércio e Indústria do Centro, da Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias e da Comissão Vitivinícola Regional do Dão vão dar a sua perspetiva sobre o livro. Na sessão serão feitas ainda homenagens a uma personalidade, uma empresa e duas instituições da região, que receberão o galardão de mérito da AIRV.
A AIRV tem atualmente cerca de 600 associados, empresas que estão sobretudo ligadas ao setor da indústria transformadora (28,74%), seguido do comércio por grosso e a retalho (21,86%). Os concelhos mais representativos são Viseu (55%), Tondela (8%) e Mangualde (6%).
A AIRV foi criada a 22 de outubro de 1982 para “satisfazer as necessidades dos empresários da região, uma vez que até então, devido à inexistência de estruturas de apoio de nível regional, as empresas da região encontravam-se dispersas por associações de âmbito nacional ou por associações que nada tinham a ver com a estrutura associativa”, recorda a organização.
“O crescimento da AIRV permitiu, por um lado, que os empresários, da sua área geográfica de atuação, dispusessem de um fórum representativo da classe e, por outro, que a região tivesse, dentro das suas fronteiras, um agente promotor do desenvolvimento. Com o passar dos anos a AIRV, foi consolidando a sua posição junto dos empresários, contribuindo para o desenvolvimento regional e aumentando o número de associados, independentemente, da sua atividade económica”, acrescenta.
A ação da AIRV estende-se a todo o distrito de Viseu e também a alguns concelhos dos distritos limítrofes como Seia, Oliveira do Hospital, Tábua, Gouveia, Aguiar da Beira, Trancoso, Vila Nova de Foz Côa e Fornos de Algodres.
Entre os serviços que a AIRV presta aos associados, estão a formação profissional, registos de marca, internacionalização, serviços jurídicos, apoio na criação de empresas e na gestão, candidaturas aos fundos, incubação, organização de eventos e promoção de ações de sensibilização e workshops, entre outros.