No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Associação Nacional de Assembleias Municipais deixou uma nota de pesar pela morte do presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques.
O autarca morreu no último domingo (4 de abril), no Hospital de São Teotónio, onde esteve internado com Covid-19 durante cerca de um mês, e foi sepultado esta tarde de segunda-feira (dia 5). Antes, o corpo de Almeida Henriques esteve em cortejo fúnebre que passou por algumas das principais artérias da cidade de Viseu.
Em comunicado, o presidente da Associação Nacional de Assembleias Municipais, Albino Almeida, realçou que Almeida Henriques “foi um cidadão empenhado ao longo de toda a sua vida”, lembrando que o autarca de Viseu também desempenhou o cargo de presidente da Assembleia Municipal, entre outras funções.
Albino Almeida acrescentou que Almeida Henriques tinha ainda uma “capacidade de gerar entendimentos e consensos”, também na qualidade de vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses.
“A ANAM associa-se e acompanha toda a dor e consternação provocada pelo falecimento de Almeida Henriques e sabe que fica vincado para sempre essa sua postura de ativa cidadania e de dádiva. Um exemplo a seguir”, conclui o comunicado.
Almeida Henriques era presidente da Câmara de Viseu desde 2013. O autarca faleceu na manhã do Domingo da Páscoa, no Hospital de São Teotónio, onde estava internado com Covid-19 há cerca de um mês. Tinha 59 anos e deixou para trás uma longa carreira política com direito também a passagens pelos mundos empresarial, associativo e cultural.
Além de presidente da Câmara, Almeida Henriques foi ainda deputado no Parlamento, vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, vice-presidente do grupo parlamentar do PSD, presidente da Assembleia Municipal de Viseu, presidente da Associação Empresarial da Região de Viseu, presidente do Conselho Empresarial do Centro e secretário de Estado Adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional, entre outros cargos.