No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Associação de Ucranianos em Viseu está a ser pensada e planeada há cerca de um ano. Esta comunidade, que há décadas tem marcado presença na região de Viseu, apenas no início deste mês começou a ter representação associativa. Antes da criação da associação, a comunidade ucraniana em Viseu tinha já participado em eventos como o Dia da Ucrânia, celebrado na Feira de São Mateus na última edição do certame.
“Vimos que ajudou muito as pessoas ucranianas e que muitos ucranianos acabaram por se juntar, porque há muita gente aqui que não se conhece. Eu próprio vi muita gente que não conhecia”, explicou ao Jornal do Centro Bogdan Maikut, presidente da Associação de Ucranianos em Viseu. Por enquanto, a coletividade ainda não possui um espaço físico que lhes permita fazer reuniões e atividades regulares com crianças, que, segundo o presidente, “têm de conhecer a cultura do seu país”. “As atividades que queremos fazer mais à frente é para elas conhecerem a nossa cultura, porque há muitos de nós que já nascemos cá. O meu filho nasceu cá e ele conhece pouca coisa.” Para tal, a associação vai tentar criar uma escola para ensinar a língua e a cultura ucranianas aos mais novos.
São várias as atividades, contudo, que estão a ser planeadas. “Para o Natal, por exemplo, queremos participar no Mercado de Natal e fazer lá uma festa pequena para mostrar o nosso Natal às pessoas de Viseu”, contou Bogdan.
(Para ler mais na edição impressa desta semana do Jornal do Centro)