No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Os alunos do 6.º ano da Escola Grão Vasco participaram esta terça-feira numa aula prática de jornalismo, uma iniciativa promovida pela biblioteca escolar e pelos professores de Português, com o objetivo de aplicar, no terreno, os conhecimentos adquiridos na disciplina sobre textos jornalísticos, géneros noticiosos e o funcionamento da comunicação social.
Ao longo do dia, os estudantes tiveram a oportunidade de criar o seu próprio jornal, produzir uma notícia, explorar diferentes estilos de escrita jornalística e esclarecer dúvidas sobre a profissão. A sessão permitiu aos jovens compreender como se organiza a informação, ver na prática a importância de um lead e quais os critérios para ser notícia.
A atividade incluiu ainda um momento dedicado a temas atuais e essenciais para a literacia mediática, como a inteligência artificial, o impacto das novas tecnologias na produção de notícias e a importância de identificar e combater as fake news.
Promovida pela escola em colaboração com o Jornal do Centro, a iniciativa teve como propósito demonstrar a importância do rigor informativo, reforçar o papel do jornalismo na democratização da informação e sublinhar a sua relevância na construção de uma sociedade mais conhecedora e crítica. Uma iniciativa que demonstra pró-ativa por parte da comunidade escolar.
A aula prática foi recebida com entusiasmo pelos estudantes, que participaram nos desafios propostos e que levou, no final, a que fossem criados títulos como “Morte no Rio Pavia” ou o nome de um, quem sabe, futuro Jornal intitulado Fofocas da Grão Vasco.

