5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Autarca da Pesqueira espera que requalificação ferroviária sirva para ligar a Espanha

Autarca da Pesqueira espera que requalificação ferroviária sirva para ligar a Espanha

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
30.12.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
30.12.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Autarca da Pesqueira espera que requalificação ferroviária sirva para ligar a Espanha

O presidente da Câmara de São João da Pesqueira disse que espera que a requalificação da ponte e viaduto da Ferradosa seja “o salto necessário” para fazer a ligação ferroviária a Espanha.

“Não sei se se trata apenas de uma reabilitação absolutamente necessária e normal ou se pode ter a ver, e espero bem que sim, com a requalificação de todo o troço [ferroviário], e da ponte e viaduto, para aquilo que agora se fala da ligação do Pocinho a Barca de Alva e aquilo que reclamamos há muito tempo, que é a ligação a Espanha”, disse Manuel Cordeiro.

O presidente da Câmara de São João da Pesqueira, eleito pelo movimento Pela Nossa Terra (PNT), defendeu, em declarações à agência Lusa, que, “se isso vier a acontecer”, deseja que “toda a linha, principalmente até à Régua”, passe a ter “melhores condições”.

O autarca falava a propósito do lançamento esta quinta-feira (30 de dezembro) do concurso público para a empreitada da conclusão da reabilitação do Viaduto da Ferradosa e da Ponte da Ferradosa, no Douro, com um valor base de procedimento de 4,5 milhões de euros (ME).

Entre os trabalhos a realizar, o concurso destaca: encamisamento de todos os fustes dos pilares da ponte; substituição dos aparelhos bloqueadores da ponte e substituição dos aparelhos de apoio dos tramos metálicos da ponte, alterando o seu funcionamento estrutural.

A ainda a fixação dos tramos de margem nos encontros, por intermédio de elementos fusíveis; reabilitação dos aparelhos de apoio dos tramos de margem e reparação de betão delaminado na face inferior do tabuleiro do viaduto.

“Espero que isto signifique a dotação de melhores condições da linha até ao Pocinho, para que num futuro próximo” se possa “fazer aquela que, há muito tempo, nós e os autarcas da região do Douro, ambicionamos: a ligação a Espanha”. Mas, para isso “são necessárias melhores condições”, reforçou.

“Há muito tempo que se fala da eletrificação até à Régua e da Régua até ao Pocinho, para que depois tenha continuidade, para que não se corra depois o risco de a linha nem sequer ter viabilidade económica”.

“Faz muito sentido a ligação do Porto a Espanha, quer em termos económicos, para transporte de mercadoria e passageiros, quer em termos turísticos e isso para nós é que era um salto tremendo”, sustentou.

Trata-se de “a ligação entre dois patrimónios mundiais, Porto e Salamanca, com dois outros patrimónios mundiais no caminho, o Alto Douro Vinhateiro e as Gravuras do Côa”, em Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda.

“Estaríamos a falar, nesta ligação a Espanha, de uma linha fantástica em termos turísticos, para além dos benefícios económicos. Se esta intervenção tem esse fim então é uma excelente notícia a abertura deste procedimento”, sublinhou o autarca.

Manuel Cordeiro apontou ainda que, “se não é com esse intuito, então perde-se uma boa oportunidade” de fazer a ligação ferroviária e, nesse caso, esta requalificação “é normal e só é boa, porque todas as requalificações são boas e necessárias”.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar