No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Câmara de Nelas comprometeu-se com a autarquia vizinha de Carregal do Sal “a adquirir reagentes e equipamento necessário à melhoria da qualidade” da água descarregada pela nova ETAR do concelho e que desagua na Ribeira de Travassos, em Beijós.
A população da localidade e a Junta de Freguesia queixam-se das constantes descargas poluentes que, dizem, têm origem na estação de tratamento de águas residuais. O caso já foi denunciado às autoridades.
Ontem ocorreu uma reunião que juntou o presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, o presidente e a Secretária da Junta de Freguesia de Beijós, como executivo e técnicos do município de Nelas no sentido de ser encontrada “uma solução que ponha termo à poluição da Ribeira de Travassos provocada por descargas da ETAR III” de Nelas.
“Da reunião ressalta que a Câmara Municipal de Nelas assumiu o compromisso de adquirir reagentes e equipamento necessário à melhoria da qualidade daquele recurso hídrico, que, se espera, poder ter uma melhoria significativa nas próximas duas semanas, decorrente da estabilização da biomassa da respetiva ETAR”, realça em comunicado o município carregalense.
Nelas comprometeu-se também a “garantir a utilização dos reagentes necessários para tratar e salvaguardar a qualidade da água, que pretende inclusive passar a usar na indústria do próprio concelho”.
O autarca de Nelas, refere a Câmara de Carregal do Sal, prometeu “resolver definitivamente o problema para que não voltem a registar-se mais descargas prejudiciais à flora animal e florestal daquela ribeira”.
Dentro de 15 dias os autarcas dos dois concelhos vão voltar a reunir, altura em que será realizada uma visita à ETAR e ao leito do rio “para confirmar que o problema fica efetivamente resolvido, a bem das populações e do[meio] ambiente”.