joao azevedo
Autárquicas Novo presidente da Câmara de Viseu rejeita acordos para gerir concelho e aposta em diálogo
Delegado à mesa de voto consulta a lista de eleitores para a Câmara Municipal do Porto, 12 de outubro de 2025. Decorrem este domingo as eleições autárquicas em Portugal onde mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar. Os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, pelo que há três boletins de voto. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Concelho » V.N. Paiva » Autárquicas: Candidata da CDU quer ser a alternativa democrática em Vila Nova de Paiva

Autárquicas: Candidata da CDU quer ser a alternativa democrática em Vila Nova de Paiva

Executiva nConfederação Nacional de Organizações de Pessoas com Deficiência (CNOD), está neste momento a trabalhar na Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva

 Autárquicas: Candidata da CDU quer ser a alternativa democrática em Vila Nova de Paiva
04.09.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Autárquicas: Candidata da CDU quer ser a alternativa democrática em Vila Nova de Paiva
04.09.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Autárquicas: Candidata da CDU quer ser a alternativa democrática em Vila Nova de Paiva

A candidata da CDU (PCP-PEV) à Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva, Carolina Schut, disse que quer ser parte da solução das pessoas e ser a alternativa democrática no concelho.

“A nossa candidatura vai ao encontro daquilo que são as soluções relacionadas com as pessoas, ou seja, queremos ir ao encontro do que afeta as pessoas no concelho e sermos a solução para as situações das pessoas”, defendeu Carolina Schut.

À agência Lusa, a candidata pela segunda vez consecutiva à presidência de Vila Nova de Paiva, adiantou que a razão “é a mesma, a de ser uma alternativa democrática” no município e, isso, passa por eleger a CDU.

“A nossa candidatura é muito baseada na participação popular, na intransigência na defesa do direito à saúde, à educação, à cultura, à mobilidade, ao transporte, à valorização dos trabalhadores das autarquias, dos seus direitos e condições de trabalho”, defendeu.

Carolina Schut realçou ainda a defesa pela “qualificação do espaço público, a preservação do ambiente e a valorização e salvaguarda do património natural e a defesa da água, enquanto bem público acessível a todos”.

Outra das suas bandeiras nesta candidatura é a “democratização no planeamento em função do interesse público, a valorização da gestão pública e a recusa da privatização”.

“Votar nas eleições é muito importante, mas votar nas autárquicas é cada vez mais importante, porque cada vez mais são as autarquias que assumem a responsabilidade na resolução de problemas que anteriormente era o Governo Central que tinha”, vincou.

A candidata lembrou áreas como a saúde, educação ou ação social, que pela transferência de competências estão agora nas mãos dos autarcas locais.

Militante do Partido Comunista Português (PCP), integra a direção regional de Viseu, e à agência Lusa admitiu que a sua eleição, ou a do candidato à assembleia municipal, António Macário, “já seria bom, porque ficaria garantida a voz dos cidadãos” nos órgãos de decisão.

Carolina Schut, de 48 anos, tem pautado a sua vida com formações em várias áreas, tanto em línguas germânicas, como em informática ou em terapêuticas.

Executiva na Confederação Nacional de Organizações de Pessoas com Deficiência (CNOD).

A concorrer às eleições no dia 12 de outubro, à Câmara de Vila Nova de Paiva, no distrito de Viseu, além de Carolina Schut está também o atual presidente Paulo Marques (PS), José Morgado (PSD) e Maria Santos (Chega).

Em 2021, no concelho de Vila Nova de Paiva votaram 3.255 eleitores, 54,51% dos 5.971 inscritos. Destes, 43,59% (1.419 votos) foram para o PS, que elegeu dois mandatos.

Na oposição ficaram dois eleitos pelo PSD, que conquistou 34,16% do eleitorado (1.112 votos) e o Nós Cidadãos!, que elegeu um vereador, com 16,80% (547 votos).

pub
 Autárquicas: Candidata da CDU quer ser a alternativa democrática em Vila Nova de Paiva

Outras notícias

pub
 Autárquicas: Candidata da CDU quer ser a alternativa democrática em Vila Nova de Paiva

Notícias relacionadas

Procurar