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Autárquicas: Candidato do PS à Câmara de Mangualde apela à criação “urgente” de legislação para Centro de Produção de Hidrogénio Verde 

O centro de produção está em construção em Mangualde. A obra tem prazo de conclusão previsto para junho de 2026, por forma a conseguir aproveitar o PRR

 Autárquicas: Candidato do PS à Câmara de Mangualde apela à criação “urgente” de legislação para Centro de Produção de Hidrogénio Verde - Jornal do Centro
23.09.25
fotografia: Jornal do Centro
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23.09.25
Fotografia: Jornal do Centro
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 Autárquicas: Candidato do PS à Câmara de Mangualde apela à criação “urgente” de legislação para Centro de Produção de Hidrogénio Verde - Jornal do Centro

O candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, apelou à criação de legislação que permita licenciar “o quanto antes”, o Centro de Produção de Hidrogénio Verde, o primeiro do país que junta mobilidade e indústria, que está a ser construído em Mangualde, num investimento de 30 milhões da JLS – Transportes Internacionais e que foi ontem anunciado.

A empresa, que pretende produzir 6.500 kg diários de hidrogénio, tem como meta descarbonizar toda a frota constituída por 300 camiões num prazo de sete anos. A obra tem prazo de conclusão previsto para junho de 2026, por forma a conseguir aproveitar financiamento de cerca de 25% no âmbito do PRR-Plano de Recuperação e Resiliência. 

“Os prazos apertam e estes empresários lamentam a dificuldade com que se têm deparado para licenciar este centro de produção de hidrogénio por falta de legislação, tendo até já transmitido publicamente que o projeto está a ser equiparado pelas entidades como um posto de abastecimento de combustível fóssil, quando não é”, declarou Marco Almeida, que considera tratar-se de uma situação “castradora” para quem está a investir numa área que beneficia todos. 

O centro de produção está em construção em Mangualde, em dez hectares de terreno, situado entre a A25 e a Stellantis (ex-PSA Citoen), podendo vir a abastecer a empresa de automóveis de hidrogénio para substituir o gás das estufas de pintura. Na convicção dos administradores da empresa, este centro poderá ser  um catalisador para a Stellantis iniciar o fabrico de viaturas a hidrogénio. 

“Apelo às entidades competentes que façam tudo no sentido de acelerarem a legislação porque estamos a falar num projeto inovador, o primeiro do país focado na mobilidade e indústria, que coloca Mangualde como um polo de vanguarda na transição energética, com benefícios significativos para a economia local e para a criação de emprego qualificado, considerou o candidato do PS. 

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