No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O candidato apoiado pelo PS à Câmara de Castro Daire, Gonçalo Matos, disse à agência Lusa que a sua prioridade é a saúde e a formação, dos mais novos aos adultos, que “vão revolucionar” o concelho.
“Tenho um projeto na área da Saúde, que é a minha grande prioridade, mas só o vou apresentar na campanha, aos castrenses. É um plano muito forte que ninguém está à espera. Quero revolucionar setores importantes”, disse Gonçalo Matos.
Outro desses setores importantes é o da formação e capacitação das pessoas, uma área em que vai “investir muito e em todas as áreas de atividade, desde os mais novos até aos adultos para os tornar mais capazes e autónomos”.
“Para terem outra perspetiva de vida e para criarem o seu negócio para não haver tanta dependência do poder político e para isso vamos criar um centro municipal de formação direcionado, principalmente, a jovens e adultos”, anunciou.
A formação será “em todas as áreas possíveis, assim as pessoas queiram”. Para já, do projeto, consta formação em “noções de economia, de gestão, de contabilidade, de inteligência artificial, de negociação, de marketing, de finanças pessoais, muita coisa”.
“O objetivo é fazer micro-ciclos de formação, é levar as pessoas a terem formação em áreas diferentes do seu negócio ou em áreas em que queiram aprender. Seja para ficarem mais capacitados e com autonomia de decisão ou para serem agentes ativos de desenvolvimento”, defendeu Gonçalo Matos.
Também na formação, quer “criar um centro de artes para que as crianças tenham oportunidade de aprender música, teatro, dança, artes plásticas, canto. É uma falha em Castro Daire e é bom que os mais novos possam ter essa oportunidade” no concelho.
O programa eleitoral, que assenta em 10 áreas de intervenção, prioriza também a economia, “a agricultura e a agropecuária, dos setores mais fortes do concelho e que precisam de apoio e desenvolvimento”, e ainda “a área social, que é muito importante”.
É a primeira vez que se candidata a um cargo político, não é militante, mas tem o apoio do PS e concorre à presidência da Câmara de Castro Daire por “gostar muito” do seu concelho e por considerar que “há alternativas credíveis e democráticas” para o concelho.
E também para “haver possibilidade de escolha, de outros projetos, sem ter de se estar amarrado sempre ao mesmo”, e porque “a política é para servir as pessoas e não para elas terem de se moldar às políticas” existentes.
“Eu fui sendo solicitado por muitas pessoas para o fazer, tendo em conta a profissão e a minha experiência, principalmente, ao nível do associativismo. E decidi aceitar o desafio e dar um pouco mais de mim à causa pública”, justificou.
Gonçalo Matos, 44 anos, natural e residente em Castro Daire, tem uma filha de oito anos e é advogado.
Às eleições de 12 de outubro, à Câmara Municipal de Castro Daire, no distrito de Viseu, além de Gonçalo Matos, candidata-se também o atual presidente, Paulo Almeida (PSD/CDS-PP), Vera Esteves (CDU) e Manuel Almeida Rocha (Chega).
Em 2021, a coligação PSD/CDS-PP alcançou 61,58%, com 5.811 votos, colocando no executivo municipal cinco mandatos, enquanto o PS colocou dois, com 28,66% do eleitorado e 2.704 votos, num ano em que votaram 9.436 dos 13.942 inscritos.