No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara de Oliveira de Frades disse hoje à agência Lusa que quer ser eleito para desenvolver o turismo no concelho e para fortalecer e fazer crescer as freguesias.
“Tenho um projeto de desenvolvimento turístico, com base na natureza e na barragem que temos, entre Ribeiradio e Sejães. Queremos criar um passeio turístico, tipo o Douro, em dimensão mais pequena, com visitas guiadas”, adiantou Dinis Fernandes.
À agência Lusa, o candidato e militante do PS desvendou que essas visitas estão pensadas para serem feitas à praia de João da Serra e a mais sítios emblemáticos do concelho, um pouco pelas freguesias.
“Com isso conseguimos conciliar Ribeiradio, Arcozelos das Maias, Pinheiro de Lafões, todas as aldeias junto à barragem terão um reflexo desse desenvolvimento turístico, com a abertura de algum comércio”, disse.
Dinis Fernandes defendeu que este será um “projeto importante, porque as pessoas só têm de ter ideias para as suas freguesias e a Câmara apoiaria de várias formas, inclusive com menos burocracia para abrir o seu negócio”.
“A barragem tem um potencial turístico que não está aproveitado e pode e deve ser potenciado”, realçou
Outra das propostas que tem é a da criação de um parque aquático na praia fluvial de Sejães: “Não pode ser um grande parque, mas pode fazer-se um bom parque aquático adequado ao espaço existente”.
Além da vertente do turismo, Dinis Fernandes também quer “resolver os problemas de saneamento básico, porque andaram a colocar água ao domicílio em algumas aldeias, sem que, aproveitando a mesma vala, ligassem à rede o saneamento”.
“O saneamento básico é o serviço mínimo que se deve prestar a uma população. Esse é um dos nossos compromissos, levá-lo não só a algumas aldeias, mas sim a todas as aldeias e localidades”, prometeu.
Dinis Fernandes também apontou a “criação de uma via verde para o investimento da zona industrial de Oliveira de Frades e Reigoso, porque não há lá nada de novo”, e a “limpeza das bermas da estrada e dos baldios” como prioridades no mandato.
O concelho “está sem nenhum planeamento urbanístico em nenhuma aldeia e isso vai acabar”, caso ganhe as eleições, assim como “o apoio à natalidade que existe em todos os concelhos, menos em Oliveira de Frades”.
Candidato pelo PS, “cada vez mais forte no concelho, porque até agora era quase inexistente”, Dinis Fernandes reconheceu que vai “a eleições com a ambição de ganhar, mas consciente da realidade” e, por isso, “o objetivo fica cumprido se for eleito”.
Dinis Fernandes, 53 anos, é empresário há mais de 20 anos. Natural da Varziela, em Oliveira de Frades, foi deputado na assembleia de freguesia e é também um dos fundadores e presidente desde o início, 2022, da concelhia do PS.
A concorrer às eleições no dia 12 de outubro, à Câmara de Oliveira de Frades, no distrito de Viseu, além de Dinis Fernandes, está também o atual presidente João Valério (PSD) e Miguel Martins (CDU).
Em 2021, a coligação PSD/CDS-PP conquistou 45,35% (2.741 votos) e elegeu três mandatos, enquanto o Nós Cidadãos (NC) alcançou 41,30% (2,496 votos) conseguindo dois lugares. O PS foi a terceira força política com 6,54% (395 votos) num concelho com 8.710 inscritos.