gnr_isolamento_idosos_-10
Serranias 1
ip3 2
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinhos adega vila nova tazem
palacio do gelo natal 2 1
Moimenta com Sabor_Maçã2024
Home » Notícias » Concelho » Moimenta da Beira » Autárquicas: CDU conquista Junta de Freguesia de Moimenta da Beira sem ir a votos

Autárquicas: CDU conquista Junta de Freguesia de Moimenta da Beira sem ir a votos

Coligação PCP/Os Verdes garante Junta de Moimenta da Beira antes das eleições após exclusão de lista independente

 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”
03.10.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”
03.10.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
Maria Emília Costa CDU Moimenta da Beira Autárquicas: CDU conquista Junta de Freguesia de Moimenta da Beira sem ir a votos

A CDU conquistou, ainda antes das eleições autárquicas de 12 de outubro, a Junta de Freguesia de Moimenta da Beira e, com isso, assegurou também um lugar na Assembleia Municipal do concelho. A vitória antecipada resulta do entendimento dos tribunais sobre irregularidades da lista independente “Dinamizar Moimenta – DM”, entretanto excluída do processo eleitoral. 

Assim, todos os membros da Assembleia de Freguesia pertencem à coligação da CDU, dos quais três vão ser o novo executivo da Junta. 

Para a já “nova eleita” presidente da Junta, Maria Emília Costa, esta é a “oportunidade para demonstrar o trabalho que a CDU quer desenvolver nesta freguesia, um trabalho de contacto direto com a população, com todos e para todos, que é aquilo que sabemos fazer”.

A batalha jurídica começou quando o Tribunal de Moimenta da Beira por despacho proferido em 23 de agosto, deliberou que a lista do grupo de cidadãos Dinamizar Moimenta – DM estava excluída por falta do número mínimo de proponentes (foram entregues 87 assinaturas – seis das quais incompletas – em vez das 91 necessárias). Um “erro” que a lista explicou ter-se tratado de um “lapso na entrega dos documentos – não tendo sido entregues duas páginas das quais constavam 12 assinaturas além das efetivamente apresentada”. Apesar de posteriormente terem tentado juntar mais documentos, o Tribunal considerou que este é um requisito essencial que tem de ser cumprido no momento da entrega, não sendo possível corrigi-lo a posteriori.

Entretanto, o DM avançou com reclamação, acusando, também, a lista da CDU de não respeitar a lei da paridade, já que, após várias desistências, a lista do PCP e Os Verdes ficou apenas com seis candidatos efetivos, dos quais apenas 33 % eram homens, abaixo do mínimo legal de 40 %. O Tribunal reconheceu a irregularidade, mas determinou que a CDU fosse notificada para corrigir o problema no prazo legal. A coligação procedeu à regularização e, uma vez sanadas as falhas, a lista foi aceite.

O caso, através do grupo Dinamizar Moimenta, acabou no Tribunal Constitucional que em despacho de 1 de outubro confirmou a aceitação da lista da CDU. Manteve-se a exclusão da lista liderada pelo grupo de cidadãos. 

Há quatro anos, o Movimento Dinamizar Moimenta ganhou as eleições, elegendo cinco membros para a Assembleia de Freguesia, com o PS, que este ano não se apresentou a eleições para este órgão, a conquistar quatro lugares. A freguesia tem 3027 eleitores.

pub
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”

Outras notícias

pub
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”

Notícias relacionadas

Procurar