Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Iniciativa Liberal (IL) vai concorrer à Câmara de Viseu nas eleições autárquicas de outubro com uma lista encabeçada por Hélio Marta, de 48 anos, 23 anos dos quais a trabalhar no setor das energias renováveis.
Natural de Armamar, mas a viver em Viseu desde 2008, Hélio Marta apresenta-se “com um espírito eminentemente reformista” e com a ambição de contribuir para que haja “mais liberdade, transparência e dinamismo” na capital de distrito.
Segundo a IL, em 2021, Hélio Marta decidiu juntar-se ao partido “motivado pelo marasmo político a que a esquerda havia votado o país, com o objetivo de promover ideias liberais e reformistas”.
O candidato tem um curso profissional de eletricidade e eletrónica e, em 2008, ingressou na Iberdrola Renováveis Portugal e no curso de Engenharia de Gestão Industrial do Instituto Politécnico de Viseu.
A IL referiu que, durante os 23 anos de experiência no setor das energias renováveis, Hélio Marta desenvolveu “competências técnicas, de gestão de ativos e supervisão”.
Em 2014, “iniciou paralelamente um projeto empresarial nas áreas agrícola, turismo, gestão de ativos imobiliários e financeiros”.
O candidato tem também 30 anos “de envolvimento no associativismo cultural”, com colaboração na promoção de atividades de teatro, etnografia e folclore.
A Câmara de Viseu é presidida pelo social-democrata Fernando Ruas, que já anunciou a recandidatura a um segundo e último mandato (depois de ter liderado a autarquia entre 1989 e 2013).
Em 2021, o PSD conquistou 46,68% dos votos (cinco mandatos) e o PS 38,26% (quatro mandatos). O Chega foi o terceiro partido mais votado, com 2,95%, e a IL o quarto, com 2,20%.