joao azevedo
Autárquicas Novo presidente da Câmara de Viseu rejeita acordos para gerir concelho e aposta em diálogo
Delegado à mesa de voto consulta a lista de eleitores para a Câmara Municipal do Porto, 12 de outubro de 2025. Decorrem este domingo as eleições autárquicas em Portugal onde mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar. Os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, pelo que há três boletins de voto. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Concelho » Tarouca » Autárquicas: Jovem estudante Eduardo Sousa é aposta do Chega em Tarouca

Autárquicas: Jovem estudante Eduardo Sousa é aposta do Chega em Tarouca

Um dos pilares em que assenta a sua candidatura à presidência deste concelho do distrito de Viseu é o da “identidade e tradição”

 Autárquicas: Jovem estudante Eduardo Sousa é aposta do Chega em Tarouca
28.08.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Autárquicas: Jovem estudante Eduardo Sousa é aposta do Chega em Tarouca
28.08.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Autárquicas: Jovem estudante Eduardo Sousa é aposta do Chega em Tarouca

O estudante Eduardo Sousa é candidato do Chega à presidência da Câmara de Tarouca, com a missão de devolver ao concelho “a força, a dignidade e a visão” que uma “governação fraca, submissa e desligada do povo” tem negado.

Aos 19 anos, o estudante da licenciatura de Arqueologia da Universidade do Minho e militante do Chega aceitou o desafio de ser candidato às autárquicas de 12 de outubro por considerar que “Tarouca não pode continuar a ser esquecida”.

“Temos assistido à degradação dos serviços básicos, à falta de oportunidades para os jovens, ao abandono das freguesias e à incapacidade de valorizar as nossas riquezas naturais, culturais e históricas”, lamentou.

Eduardo Sousa avançou que, “enquanto outros pensam em manter o poder a qualquer custo”, a equipa do Chega apresenta “um projeto enraizado nos valores da identidade, da comunidade e da soberania local”.

Um dos pilares em que assenta a sua candidatura à presidência deste concelho do distrito de Viseu é o da “identidade e tradição”, atendendo à “história milenar e identidade única, marcada pela fé, pela cultura e pela força do trabalho das suas gentes”.

“É tempo de recuperar esse orgulho, promovendo o nosso património, apoiando as tradições e defendendo os símbolos que distinguem este concelho”, defendeu.

Outro dos pilares é “proximidade e justiça social”, sendo seu objetivo ter “uma Câmara ao serviço do povo e não de interesses partidários”.

“O meu compromisso é estar presente, ouvir os problemas das pessoas e garantir que nenhum tarouquense esteja esquecido”, garantiu, acrescentando que tal “não se faz com discursos, mas com ação concreta”, apoiando as famílias, respeitando os idosos e criando condições para os jovens construírem o seu futuro.

E porque “Tarouca não pode ficar parada no tempo”, o terceiro pilar da candidatura é “desenvolvimento e futuro”. Eduardo Sousa considerou “urgente apoiar a agricultura e a viticultura, dar condições dignas ao comércio local, atrair investimento para criar emprego e implementar políticas de juventude que fixem jovens no concelho”.

“Esta candidatura é mais do que uma lista partidária, é um movimento assente na renovação e tradição. Não me apresento para ser mais um a marcar presença, apresento-me para romper com a resignação e abrir caminho a uma Tarouca forte, livre e orgulhosa”, garantiu.

A autarquia é atualmente presidida por Valdemar Pereira (PSD), que está no seu terceiro e último mandato.

Nas eleições autárquicas de 2021, o PSD venceu com 59,68% dos votos (três mandatos). O Movimento de Cidadãos Amar Tarouca obteve 33,79% dos votos (dois mandatos) e o PCP-PEV 2,61% dos votos.

pub
 Autárquicas: Jovem estudante Eduardo Sousa é aposta do Chega em Tarouca

Outras notícias

pub
 Autárquicas: Jovem estudante Eduardo Sousa é aposta do Chega em Tarouca

Notícias relacionadas

Procurar