5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Autárquicas: preocupações dos viticultores do Douro na agenda do candidato do PS em Lamego

Autárquicas: preocupações dos viticultores do Douro na agenda do candidato do PS em Lamego

Os viticultores do Douro vão manifestar-se a 2 de julho, no Peso da Régua, para alertaram para a crise que afeta a região, exigirem soluções e a venda de uvas a preços justos

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
17.06.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
17.06.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Autárquicas: preocupações dos viticultores do Douro na agenda do candidato do PS em Lamego

O candidato do PS à Câmara de Lamego, nas próximas eleições autárquicas, José António Santos, anunciou o seu apoio ao setor agrícola e aos pequenos e médios produtores da região do Douro, numa altura em que dezenas de viticultores estão a braços com dificuldades devido aos cortes nas encomendas de uvas por parte de várias casas exportadoras. 

Numa altura em que o próprio Ministério da Agricultura admite não dispor de medidas imediatas para travar a crise que afeta o Douro, José António Santos sublinhou que “é tempo de cuidar de quem cuida da terra”, deixando claro o compromisso de defender os interesses dos agricultores locais.

“Como presidente da Câmara, emprestarei sempre a minha voz aos agricultores do nosso concelho. Quando for preciso gritar, gritarei. Quando for preciso propor, proporei. A sua luta será a minha causa”, garantiu o candidato socialista.

Entre as propostas apresentadas, destacam-se a redução dos custos de contexto para os agricultores, através da melhoria de infraestruturas públicas, caminhos agrícolas, acessos e redes de serviços nas zonas de produção, bem como o reforço do apoio às cooperativas e ao escoamento de stocks, nomeadamente por via de ações promocionais e institucionais.

José António Santos propõe ainda a valorização da genuinidade do Vinho do Porto, promovendo-o como símbolo identitário de Lamego, e a instituição da garrafa de Vinho do Porto como oferta protocolar oficial do município. No plano financeiro, compromete-se a apoiar candidaturas a fundos comunitários e a incentivar a agricultura familiar e jovem.

“Estarei sempre do lado de quem investe, trabalha e nunca desiste do Douro”, sublinhou o candidato, afirmando que a voz do presidente da Câmara deve ser “o altifalante dos agricultores”, sobretudo em tempos de incerteza.

Os viticultores do Douro vão manifestar-se a 2 de julho, no Peso da Régua, para alertaram para a crise que afeta a região, exigirem soluções e a venda de uvas a preços justos.

Os durienses temem uma terceira vindima consecutiva com dificuldades em escoar as uvas ou a sua venda a preços baixos, com alguns a já terem recebido cartas a cancelar encomendas de uvas para este ano.

Os agricultores classificam os baixos preços que estão a ser praticados como a “raiz da injustiça” que se vive no Douro e defendeu um “preço justo” que “pague os custos de produção” cada vez mais caros.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar