No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O presidente da Câmara de Nelas, Joaquim Amaral, recandidata-se a um segundo mandato, agora só com o PSD, com um foco primordial no ciclo urbano da água com o objetivo de abastecer diretamente o concelho da barragem de Fagilde.
“O ciclo urbano da água é a grande prioridade com o objetivo de tornar Nelas autónoma no que diz respeito ao abastecimento da barragem de Fagilde. Não queremos estar dependentes de ninguém”, assumiu Joaquim Amaral.
Atualmente, o abastecimento passa pelo concelho vizinho de Mangualde e o candidato assumiu “como bandeira o abastecimento direto da barragem” e com isso “aumentar o volume de água” que chega ao Município de Nelas.
“Esta independência e abastecimento direto é uma questão de honra e não abdicaremos mesmo disso”, afirmou Joaquim Amaral.
Em 2021, foi candidato em coligação pelo PSD/CDS-PP, este ano vai sozinho, pelo PSD, para “dar continuidade ao trabalho realizado em prol do desenvolvimento de Nelas”.
À agência Lusa, Joaquim Amaral destacou que o mandato “foi muito focado na reposição de boas contas” e, “só agora, no final do mandato, é que foi possível ter mais autonomia financeira para trabalhar” nos projetos e “muitos foram concretizados”.
Neste sentido, enumerou o trabalho realizado e apresentou em que é que isso beneficiou a população nas “diversas áreas de ação” que nos próximos quatro anos quer “intensificar e alargar a todas as freguesias”.
“Aqui se vê a vitalidade de um concelho com atratividade e dinâmica do território. O número de trabalhadores aumentou, são mais 465 trabalhadores, desde 2021, e somos um município com uma taxa de desemprego muito baixo”, destacou.
Neste sentido, Joaquim Amaral admitiu que um segundo mandato “é para dar continuidade ao trabalho realizado até agora, mas não só”, o foco também passa pelo “ambiente, ordenamento do território, fixar pessoas, economia e desenvolvimento social alavancado no turismo e património, e ainda o apoio social, educação e cultura”.
Joaquim Amaral, 57 anos, é casado e pai de três filhos, e professor de formação em Nelas.
Nas eleições de 12 de outubro, à Câmara Municipal de Nelas, no distrito de Viseu, além do atual presidente, Joaquim Amaral (PSD), candidata-se também João Paulo Guerra (CDU), Manuel Marques (CDS-PP), Pedro Lopes (Chega) e Sofia Relvas (PS).
Em 2021, as eleições foram ganhas pela coligação PSD/CDS-PP, com 52,25% do eleitorado (4.004 votos), elegendo quatro mandatos, contra os três eleitos pelo PS, com 39,45% (3.023 votos). Nesse ano, havia 12.539 eleitores e votaram 7.663 pessoas.