No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O presidente da Junta de Freguesia de Lajeosa do Dão, eleito pelo PSD, é o candidato do CDS-PP à presidência da Câmara de Tondela nas autárquicas de 12 de outubro com o objetivo de mudar o estilo de governação.
Fernando Figueiredo, de 71 anos, conhecido por muitos como “Pinamoia”, disse à agência Lusa ter decidido aceitar o convite de CDS-PP por a atual presidente, Carla Antunes Borges, não ter cumprido o programa que estava previsto para a sua freguesia.
“Eu sempre disse: se a senhora cumprir o programa, eu estou com ela, se não cumprir, passarei para outro lado, que foi o que aconteceu”, contou.
Nas eleições autárquicas de 12 de outubro, Carla Antunes Borges será pela primeira vez a candidata do PSD a presidente da autarquia, apesar de ocupar o cargo desde 2022 (na sequência de um processo judicial do seu antecessor, José António Jesus).
“Quando ela tomou posse naquela situação um bocado rocambolesca, comprometeu-se a cumprir o programa subscrito pelo José António e também por ela, que fazia parte da equipa”, contou Fernando Figueiredo, acrescentando que, no entanto, não foi isso que aconteceu.
O candidato do CDS-PP lamentou que não tenha sido feito o investimento previsto para as Termas de Sangemil, que são consideradas o ex-libris da freguesia, nem obras essenciais ao nível do saneamento básico e do abastecimento de água.
“Ela não cumpriu com a Lajeosa, ela humilhou a freguesia. Não houve quase obra nenhuma na freguesia”, afirmou.
Como já não se podia candidatar novamente à Junta de Freguesia – uma vez que foi eleito pela primeira vez em 2013 (pelo CDS-PP, tendo depois optado pelo PSD no tempo de José António Jesus) – Fernando Figueiredo aceitou o convite para a Câmara.
O candidato, que é padeiro, considera-se um homem simples, mas determinado, e acredita que para servir os munícipes é mais importante ter coragem, vontade de trabalhar e ser verdadeiro do que ter um título de doutor ou engenheiro.
Nas últimas eleições autárquicas, o PSD venceu neste concelho do distrito de Viseu, conseguindo 44,92% dos votos (quatro mandatos) com a lista encabeçada por José António Jesus.
O PS conseguiu 43,38% dos votos (três mandatos), tendo ficado a apenas 242 votos do PSD. O Chega foi o terceiro partido mais votado neste concelho, com 3,71% dos votos, seguido da coligação PCP-PEV, com 3,04% dos votos.