Autárquicas: PS já fechou candidatos às freguesias de Viseu
O Partido Socialista (PS) já apresentou os candidatos para as juntas de freguesia do concelho de Viseu nestas autárquicas.
A lista já está fechada, anunciou João Azevedo, o ex-autarca de Mangualde e atual deputado no Parlamento que é o cabeça de lista à Câmara Municipal.
Na freguesia de Viseu, Maria Isabel Júlio, que estava na lista para a Câmara nas eleições de 2017, está confirmada como candidata depois da anunciada desistência de Lino Quinteiro Lopes.
Em Silgueiros, José Mota vai recandidatar-se ao cargo de presidente da Junta. O PS venceu as eleições para esta freguesia em 2017 com 58,32% dos votos.
Outro recandidato a presidente da Junta será Manuel Fernandes, que cumpre mandato em São João de Lourosa, onde o PS teve 42,35% da votação há quatro anos.
Outra das freguesias governadas pelo PS em Viseu é o da união de Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita. José Fernando Pereira vai avançar como candidato, querendo assim suceder ao atual presidente, o também socialista José Paulo Meneses. Nesta união de freguesias, o Partido Socialista venceu as eleições locais de 2017 com 40,73% dos votos.
Nas listas socialistas, há ainda dois candidatos que estão ligados ao mundo do desporto. Francisca Martins, conhecida como treinadora de futebol feminino, é a candidata em Ranhados. Já Berito Esteves avança em Rio de Loba.
Fernando Florentino, que foi autarca de Povolide pelo PSD durante mais de 20 anos, é agora o candidato do PS nesta mesma freguesia.
Em Côta, António Fonseca é o candidato dos socialistas. Carina Gonçalves foi a escolhida na freguesia de Coutos de Viseu.
O PS aposta em Márcia Lima para conquistar a Junta de Repeses e São Salvador. Florindo Coelho, militar aposentado da GNR, é candidato em São Pedro de France.
O PS anunciou ainda os candidatos José Manuel Pereira em Lordosa, Nuno Matos em Ribafeita, Pedro Carragoso em Mundão, João Baptista em Barreiros e Cepões, Elisabete Figueiredo em Campo, Messias Sousa em Orgens e Simão Pedro em Bodiosa.
Também constam nas listas Ricardo Casal para Calde, Carlos Oliveira para Abraveses, Carlos Alberto Fernandes para Cavernães, Manuel Loureiro para Fail e Vila Chã de Sá, Figueiredo Lopes para Fragosela, Abel Marques para São Cipriano e Vil de Souto e Luís Nunes para Santos Êvos.
As restantes freguesias do concelho viseense são governadas pelo PSD e também por um movimento independente que governa em Orgens.
Na nota de apresentação dos candidatos, João Azevedo frisa que vai propor nestas autárquicas em Viseu um “programa que vai além dos ideais partidários e de uma equipa de pessoas de diversas áreas ideológicas e de diferentes setores de atividade”, impulsionando a economia e instalando indústria no concelho para gerar mais emprego e fixar população.
“Viseu pode e deve ser mais do que é, quer na região quer no país, sendo, para isso, necessária uma visão global, ampla e integrada do concelho, como um todo, desde o centro da cidade a todas as freguesias, em áreas como a habitação, a mobilidade, a coesão social, a inovação ou a valorização das suas marcas de identidade”, diz o candidato à Câmara.
A candidatura liderada por João Azevedo será dirigida no terreno por mais um nome do desporto: Paulo Fraga, professor e vice-presidente da Associação de Futebol de Viseu.