academico scp b
friojpg
Autárquicas Novo presidente da Câmara de Viseu rejeita acordos para gerir concelho e aposta em diálogo
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Concelho » Oliveira de Frades » Autárquicas: PSD/CDS-PP recandidata presidente da Câmara em Oliveira de Frades

Autárquicas: PSD/CDS-PP recandidata presidente da Câmara em Oliveira de Frades

O candidato João Valério assumiu que quer um segundo mandato para “dar continuidade ao trabalho realizado” desde 2021

 Piranha leva caso de sucesso de Viseu ao palco internacional de Madrid
25.09.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Piranha leva caso de sucesso de Viseu ao palco internacional de Madrid
25.09.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Autárquicas: PSD/CDS-PP recandidata presidente da Câmara em Oliveira de Frades

O presidente da Câmara de Oliveira de Frades, João Valério, disse à agência Lusa que se recandidata ao lugar para dar continuidade ao trabalho do último mandato e implementar novos projetos no turismo e economia.

O candidato da coligação PSD/CDS-PP, João Valério, assumiu que quer um segundo mandato para “dar continuidade ao trabalho realizado” desde 2021, quando ganhou as eleições, e implementar novos projetos com base nos mesmos cinco eixos.

Esses cinco eixos são: “qualidade de vida, coesão social e coesão territorial; património e turismo; economia local, indústria e comércio; educação, desporto e juventude; floresta, sustentabilidade e ambiente”, enumerou referindo que para cada um deles tem 10 compromissos.

“Pretendemos continuar a requalificar e beneficiar a praia fluvial de Destriz e a da Carriça, recentemente eleita a praia fluvial do ano, a zona de fruição ribeirinha de Pedre e temos um grande projeto de ampliação da zona ribeirinha de Sejães”, afirmou.

No turismo, João Valério disse ainda à agência Lusa que “a aposta continua a ser forte” e, por isso, quer também “avançar com o projeto dos Passadiços do Teixeira”.

Em relação à economia, outros dos pilares a priorizar, preconiza a “requalificação da zona industrial e a criação do centro empresarial de Oliveira de Frades” e, para isso, disse que a autarquia “já tem financiamento” através do programa europeu PT 2030. 

“Queremos acabar a creche de Arcozelo das Maias e avançar com a construção de uma nova creche, devido ao aumento da população e não só pelo fluxo migratório o que justifica uma nova creche”, argumentou.

Sobre o ambiente, João Valério destacou a “necessidade de avançar com uma nova ETAR [estação de tratamento de águas residuais]” e “reforçar a rede de saneamento no concelho” de Oliveira de Frades.

Também o mercado municipal está na lista de prioridades do candidato, uma vez que, atualmente, “está numa infraestrutura do parque urbano, mas a ideia é fazer um de raiz, junto à feira, com todas as comodidades para quem vende e para quem se dirige lá” e que “poderá servir de apoio a outro tipo de atividades”.

Também a habitação está no foco da agenda eleitoral, com a “disponibilização de lotes nas freguesias para jovens, para primeira habitação”, assim como dar “continuidade aos projetos desportivos e culturais que têm vindo a ser implementados e a crescer”.

João Valério, de 42 anos, casado e pai de duas filhas, licenciado em Direito, é natural de Ribeiradio, freguesia de Oliveira de Frades, município a que presidiu pela primeira vez neste mandato, depois de ter passado, entre 2013 e 2017, pela Assembleia Municipal.

A concorrer às eleições do dia 12 de outubro, à Câmara de Oliveira de Frades, no distrito de Viseu, além do atual presidente, João Valério, está também Dinis Fernandes (PS), Miguel Martins (CDU) e Esmeralda Serrano (Chega).

Em 2021, a coligação PSD/CDS-PP conquistou 45,35% (2.741 votos) e elegeu três mandatos, enquanto o Nós Cidadãos (NC) alcançou 41,30% (2,496 votos) conseguindo dois lugares. O PS foi a terceira força política com 6,54% (395 votos), num concelho que tinha 8.710 inscritos, dos quais 6.044 votaram.

pub
 Piranha leva caso de sucesso de Viseu ao palco internacional de Madrid

Outras notícias

pub
 Piranha leva caso de sucesso de Viseu ao palco internacional de Madrid

Notícias relacionadas

Procurar