No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Viseu é um dos concelhos com sete candidaturas validadas às eleições autárquicas de 12 de outubro, a par de Vila Real, Coimbra, Évora e Ponta Delgada. No município viseense apresentam-se a votos PSD, PS, Chega, CDU, IL, ADN e CDS-PP. Aqui, apenas se repetem duas candidaturas – Fernando Ruas (PSD e atual presidente da Câmara) e João Azevedo. Pelo Chega avança Bernardo Pessanha, que é deputado na Assembleia da República, enquanto que a CDU apresenta, pela primeira vez, Leonel Ferreira.
O CDS-PP foi buscar um dos “pesos pesados do partido” – Hélder Amaral – que já foi vereador da autarquia. O ADN tem como candidato à Câmara Paulo Quintão, que também é uma estreia.
O Bloco de Esquerda está fora da corrida à autarquia, mas avança na Assembleia Municipal e em algumas freguesias.
No distrito de Viseu, a média é de quatro candidaturas partidárias, com alguns municípios a avançarem com independentes como acontece em Nelas ou Tarouca.
A média de candidaturas por município em Portugal é de sete, mas entre as capitais de distrito e as maiores cidades dos arquipélagos, o Funchal lidera a lista de concelhos com mais candidatos à presidência da câmara nas autárquicas, com 14, seguido pelo Porto, com 12, e por Braga, com 10.
Já Bragança, Santarém, Guarda e Castelo Branco contam com seis candidatos cada, e Portalegre é o município com menos candidaturas, apenas cinco.