No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O presidente da Câmara de Viseu e recandidato ao cargo nas próximas eleições autárquicas pela lista do PSD, Fernando Ruas, prometeu continuar a ajudar as IPSS do concelho, mas exortou o Governo a fazer a sua parte.
Fernando Ruas visitou hoje à tarde a Unidade de Cuidados Continuados (UCC) da Acredita, em Rio de Loba, e ouviu queixas dos seus responsáveis sobre a falta de apoios para projetos e a comparticipação dada por utente.
Segundo o autarca social-democrata, “as autarquias podem ajudar de muita maneira” as instituições particulares de solidariedade social (IPSS), apesar de esta ser uma competência do Estado.
“É serem uma entidade facilitadora. Isentamos tantas instituições das taxas municipais, ajudamos tanto nas acessibilidades, numa instituição tão específica como esta o nosso interesse em ajudar ainda é maior”, afirmou à agência Lusa.
Fernando Ruas frisou que a autarquia tem dado, e vai continuar a dar se for reeleito, particular atenção aos idosos, com programas que lhes permitam ter um envelhecimento ativo.
“Eu sempre evidencio a possibilidade e a forma como devemos propiciar qualidade de vida aos nossos cidadãos maiores”, disse o autarca, contando que lhe chamou a atenção uma iniciativa na Grã-Bretanha em que as empresas procuram cidadãos mais velhos “com a justificação de que têm conhecimentos adquiridos que fazem falta”.
Em Viseu, Ruas destacou projetos em curso como o “Viseu Senhora da Beira”, que incentiva os mais velhos a redescobrirem o território e promove o convívio entre as várias freguesias, a “Informática para Seniores”, o passeio à Quinta da Malafaia e também a existência de orquestras e bandas destinadas a esta faixa etária.
“O que queremos é continuar a dar este apoio, cada vez mais vasto. Nós temos uma série de equipamentos que são adequados para receber a população mais sénior”, realçou.
Fernando Ruas foi presidente da Câmara de Viseu durante 24 anos (entre 1989 e 2013) e regressou nas últimas eleições autárquicas.
Além de Fernando Ruas, são candidatos à presidência da Câmara de Viseu, nas eleições autárquicas de dia 12, João Azevedo (PS), Hélder Amaral (CDS-PP), Leonel Ferreira (CDU), Bernardo Pessanha (Chega), Hélio Marta (IL) e Paulo Quintão (ADN).
Em 2021, Fernando Ruas obteve 46,68% dos votos, que se traduziram em cinco mandatos, menos um do que em 2017. O PS, com uma lista encabeçada por João Azevedo, obteve 38,26% dos votos, ficando com quatro mandatos. O Chega foi o terceiro partido mais votado (2,95%), seguido da IL (2,20%), do CDS-PP (2,02%), do BE (2,01%), do PAN (1,26%) e da CDU (1,17%).