joao azevedo
Autárquicas Novo presidente da Câmara de Viseu rejeita acordos para gerir concelho e aposta em diálogo
Delegado à mesa de voto consulta a lista de eleitores para a Câmara Municipal do Porto, 12 de outubro de 2025. Decorrem este domingo as eleições autárquicas em Portugal onde mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar. Os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, pelo que há três boletins de voto. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Autárquicas’25: João Azevedo critica “abandono camarário” e lança fóruns para “ouvir Viseu”

Autárquicas’25: João Azevedo critica “abandono camarário” e lança fóruns para “ouvir Viseu”

Filho de António Almeida Henriques na equipa do candidato do PS e ex-campeão nacional de ciclismo Nuno Bico candidato à Junta de Freguesia de Viseu

 Autárquicas’25: João Azevedo critica “abandono camarário” e lança fóruns para “ouvir Viseu”
06.04.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Autárquicas’25: João Azevedo critica “abandono camarário” e lança fóruns para “ouvir Viseu”
06.04.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Autárquicas’25: João Azevedo critica “abandono camarário” e lança fóruns para “ouvir Viseu”

O candidato do PS à Câmara de Viseu, João Azevedo, escolheu a saúde, a segurança rodoviária, as acessibilidades, os transportes públicos e as políticas fiscais como alguns dos temas que quer colocar na agenda durante a campanha e afirma que a atual liderança do PSD tem “falhado” e está “em serviços mínimos”.

“Não nos conformamos com a desilusão, com o sofrimento e com o abandono camarário que se vive em Viseu”, disse João Azevedo no sábado à noite na presença dos 25 candidatos às Juntas de Freguesia que foram chamados, um a um, ao palco montado no Expocenter e onde estiveram cerca de 1600 pessoas e que contou com a presença de Pedro Nuno Santos.

Para o candidato, “a exigência em Viseu hoje é baixa, serviços mínimos. A exigência é curta, porque ganharam sempre os mesmos. E é fácil fazer o menos possível, porque ganharam sempre da mesma maneira”. 

“Podemos ter poucas virtudes, mas há uma que temos: trabalhamos muito para provar aquilo que valemos”, frisou, prometendo que se vencer a câmara, essa exigência será “a triplicar ou quadruplicar”, porque todos os apoiantes do PS vão exigir “um grande trabalho e uma grande dedicação”.

João Azevedo começou por falar das políticas de habitação que, na sua opinião, “a atual autarquia foi colocando sempre para trás”, para voltar a apontar o dedo ao sistema de transpores urbanos – MUV – que diz estar “destituído de uma verdadeira gestão”. 

Falou da “tolerância zero” para com as mortes nas passadeiras e que este é um tema que não pode ser “descurado”, para apontar a “falta de estratégia” de gestão e programação num centro de artes e espetáculos. 

Aludiu também ao plano que havia no anterior executivo municipal para criar no aeródromo de Viseu um centro nacional alternativo da proteção civil, com o acompanhamento do então ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

“Estava tudo escrito. O que é certo é que quer o complexo de proteção civil e segurança que ia ser colocado no aeródromo, quer a capacitação do mesmo aeródromo para alavancar mais e melhor e território, ficou na gaveta, porque era uma ideia e um projeto de Almeida Henriques (autarca do PSD que faleceu há quatro no exercício das funções vítima de covid) e do Governo do PS”, lamentou.

“Farei tudo para dar a Viseu um novo contributo, um contributo de liberdade, de pessoas que nunca votaram no PS, mas vão votar pela primeira vez”, salientou o candidato, que deixou um aviso: “faltam 5/6 meses para as eleições. Nos próximos meses vão anunciar o que não fizeram em quatro anos e nunca conseguiram em 30 (referindo-se ao presidente da Câmara que lidera a autarquia há 28 anos)”.

João Azevedo mostrou-se convencido de que, apesar de esta ser uma “candidatura dura”, muitas pessoas que nunca votaram no PS o farão nas próximas eleições autárquicas.

Ricardo Almeida Henriques e Nuno Bico, entre outros na equipa do candidato

No comício no Expocenter onde apresentou alguns dos nomes que o vão acompanhar, lançou ainda os fóruns para “ouvir Viseu” e que vão decorrer até julho.

O socialista apresentou também a equipa que com ele está a trabalhar, entre eles o encenador Guilherme Gomes e Ricardo Almeida Henriques, filho do anterior autarca social-democrata.

“Tens que ter coragem para estar aqui. Mas, mais do que representares o nome da tua família, tens a tua identidade e certamente nos vais ajudar muito a fazer um grande programa eleitoral”, disse-lhe João Azevedo.

Foram também apresentados os 25 candidatos às juntas de freguesia, entre eles o campeão nacional de sub-23 de ciclismo em 2015, Nuno Bico, para Viseu.

O candidato socialista, de 50 anos, foi autarca em Mangualde desde 2009 e deixou o mandato a meio, em 2019, para assumir o cargo de deputado na Assembleia da República. É a segunda vez que concorre à autarquia de Viseu, cidade onde lembra que “nasceu e estudou”.

Antes dos discursos de João Azevedo e Pedro Nuno Santos, também o presidente da Federação, Armando Mourisco, deixou uma frase de entusiasmo: “rua a rua, porta a porta e cara a cara vamos com alegria fazer esta campanha”. 

Já João Paulo Rebelo, que é o número um da lista que vai ser apresentada à Assembleia Municipal, falou de João Azevedo como “um homem que promove a cooperação que é o que Viseu precisa”.

Candidatos às freguesias

Abraveses – José Correia

Bodiosa – Simão Pedro

Calde – Paulo Esteves

Campo – Elisabete Figueiredo

Cavernães – Vasco Cardoso

Côta – Cristofe Pedrinho

Coutos de Viseu – Fausto Gonçalves

Fragosela – Nuno Silva

Lordosa – José Pereira

Mundão – Miguel Batista

Orgens – Bruno Rego

Povolide – Sofia Oliveira

Ranhados – Arnaldo Oliveira

Ribafeita – Carlos Belchior

Rio de Loba – Bérito Esteves

Santos Evos – Luís Nunes

S. João de Lourosa – Joel Marques

S. Pedro de France – Micael Lopes

Silgueiros – Carlos Pereira

União de Freguesias de Barreiros e Cepões – António Tavares

União de Freguesias de Boaldeia, Farminhão e Torredeita – Andrea Saraiva

União de Freguesias de S. Cipriano e Vil de Soito – Manuel Rodrigues

União de Freguesias de Faíl e Vila Chã de Sá – Luís Caldeira

União de Freguesias de Repeses e S. Salvador – Márcia Lima

Viseu – Nuno Bico

pub
 Autárquicas’25: João Azevedo critica “abandono camarário” e lança fóruns para “ouvir Viseu”

Outras notícias

pub
 Autárquicas’25: João Azevedo critica “abandono camarário” e lança fóruns para “ouvir Viseu”

Notícias relacionadas

Procurar