No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Câmara de Viseu entregou, esta sexta-feira (23 de abril), a requalificação do troço inicial da Ecopista do Dão ao empreiteiro. As obras devem arrancar nos próximos dias, catorze anos depois da inauguração.
No troço que liga a Avenida da Europa à estação de Figueiró, a autarquia vai investir cerca de 250 mil euros na sua requalificação, que vai abranger a revisão da sinalização horizontal e vertical de seis cruzamentos, a repintura do caminho e dos cruzamentos, a melhoria do sistema de drenagem de águas pluviais e aplicações pontuais de vedação.
Em comunicado, a Câmara explica que os trabalhos têm um prazo estimado de 120 dias, ou seja, quatro meses, visando melhorar a ecopista em altura de tempo seco.
O lettering, o arranjo da vedação em madeira, a substituição de dissuasores e limpeza, a desmatação de taludes e a remoção de terras soltas foram trabalhos que já foram executados no âmbito dos contratos de manutenção com a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, que gere a ecopista.
A presidente da autarquia, Conceição Azevedo, lembra que a Ecopista do Dão “é uma das infraestruturas mais importantes e que representa bem uma dimensão do modelo de qualidade de vida que definimos para Viseu: o bem-estar, a vida saudável ao ar livre, a natureza, o exercício físico”.
O vice-presidente João Paulo Gouveia acrescenta que o equipamento é “fundamental no projeto que definimos para a mobilidade suave em Viseu, e mesmo para a mobilidade pendular”. Brevemente, será realizada uma segunda fase de intervenção que vai incluir a pintura do troço mais recente.
A gestão e manutenção da Ecopista do Dão está entregue à CIM Viseu Dão Lafões que, anualmente, protocola com os municípios de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão.