Sem esquecer o passado e procurando atrair novos públicos, é assim que…
Neste terceiro dia de BTL, a CIM Viseu Dão Lafões brilhou com…
A Turismo Centro de Portugal esteve, uma vez mais, no centro das…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rui Cardoso
por
Diogo Chiquelho
Esta semana as equipas de Viseu mostraram-se a bom nível nas provas nacionais com principal destaque para as Sub-16 Femininas do CDTondela e os Sub-18 Masculinos do CDGumirães. Resumindo:
Sub-18 Masculinos
CD Gumirães 76 x 71 SCBraga – Campeonato Nacional Sub-18 Masculino O CD Gumirães recebeu o SC Braga na terceira jornada da competição, num duelo que colocava frente a frente duas equipas invictas. Desde os primeiros minutos, ficou evidente o equilíbrio do jogo, com a maior diferença no marcador a ser registada no primeiro período, quando o SC Braga aproveitou o nervosismo dos atletas da casa para terminar com uma vantagem de 10 pontos.
A partir do segundo período, a equipa de Viseu começou a crescer, vencendo todos os períodos seguintes e mantendo o resultado sempre em aberto até ao apito final. Com uma reviravolta bem construída, o CD Gumirães garantiu a terceira vitória consecutiva na competição.
Destaque individual para António Sousa, que brilhou com 23 pontos.
No próximo fim de semana, a equipa enfrenta uma jornada dupla. O primeiro desafio acontece no sábado, às 17h30, em Famalicão, frente ao Famabasket. Já no domingo, pelas 18h, em Viseu, o grande atrativo será o confronto com o Vasco da Gama, a outra equipa ainda invicta na competição e que partilha a liderança com o CDGumirães.
Ginásio Figueirense 114 x 55 CD Tondela – Taça Nacional Sub-18 Masculino – O CD Tondela enfrentou, neste fim de semana, um dos desafios mais difíceis da época, ao medir forças com a forte equipa do Ginásio Figueirense, atual campeão distrital de Coimbra. O jogo foi uma oportunidade de aprendizagem para a equipa de Tondela, que demonstrou evolução ao longo da partida, aumentando a sua pontuação em cada período.
O grande destaque individual foi Elias Soares, atleta do CD Tondela, que brilhou ao marcar 23 pontos, sagrando-se o melhor marcador da partida.
No próximo fim de semana, a equipa terá uma jornada dupla. No sábado, recebe o Guarda Up em casa, às 17h30. No domingo, desloca-se ao Porto para defrontar o CLIP Teams, num jogo agendado para as 18h30.
Sub-18 Femininos
CBViana 50 x 42 CDGumirães – Taça Nacional Sub-18 Feminino A equipa de Viseu deslocou-se ao Minho para defrontar o Clube de Basquete de Viana. O jogo começou favoravelmente para o CD Gumirães, que, graças a uma defesa sólida, chegou ao intervalo a vencer por 19-23.
Na segunda parte, a equipa de Viana do Castelo melhorou a sua eficácia ofensiva e venceu os dois períodos restantes, garantindo assim a vitória no encontro. O destaque individual vai para Lara Ribeiro, atleta do CB Viana, que contribuiu com 18 pontos.
Este escalão terá uma jornada dupla no fim de semana. No sábado, a equipa desloca-se a Ovar para defrontar a Ovarense às 16h30. No domingo, o CD Gumirães recebe o Guifões às 16h.
Olivais FC 63 x 50 CDTondela – Taça Nacional Sub-18 Feminino A outra equipa de Viseu em competição, o CD Tondela, teve uma deslocação mais curta até Coimbra, onde defrontou a forte equipa do Olivais FC. A formação da casa assumiu o controlo do jogo desde cedo, vencendo os três primeiros períodos. O CD Tondela conseguiu equilibrar a partida na primeira parte, mas regressou do intervalo algo apático, permitindo ao adversário ampliar significativamente a vantagem. No último período, a equipa de Tondela reagiu e esteve por cima, mas já era tarde para alterar o desfecho do encontro.
Destaque individual para Catarina Rabaça, do Olivais FC, que brilhou com 25 pontos marcados.
No próximo fim de semana, o CD Tondela terá uma jornada dupla: no sábado, defronta o Guarda UP fora de casa às 21h, e no domingo recebe o UAA Aroso às 15h.
Sub-16 Masculinos
CD Gumirães 66 x 65 Guarda Up – Taça Nacional Sub-16 Masculino O CD Gumirães recebeu a equipa do Guarda Up e teve uma entrada em falso, indo para o intervalo em desvantagem por 30-42. No entanto, a equipa reagiu de forma notável na segunda parte, demonstrando grande entrega ao jogo. O momento decisivo ocorreu no terceiro período, quando o CD Gumirães conseguiu uma diferença de 16 pontos, fator determinante para o desfecho do encontro.
Apesar do equilíbrio até ao último segundo, com a vitória a poder pender para qualquer lado, o CD Gumirães saiu vitorioso.
Destaque individual para Tiago Luís, atleta de Viseu, que brilhou ao marcar 33 pontos.
No próximo sábado, pelas 14h30, o CD Gumirães recebe o Guifões SC para a 4ª jornada da competição.
Sub-16 Femininos
CD Tondela 50 x 36 CTM V. Pouca de Aguiar – Taça Nacional Sub-16 Feminino Este era um jogo de capital importância para as contas da competição nesta fase, uma vez que ambas as equipas tinham vencido os seus dois primeiros encontros. No duelo entre as, até então, duas formações mais fortes do grupo, o CDTondela entrou determinado e focado na vitória. A concentração das suas atletas ao longo da partida permitiu-lhes manter o controlo do jogo do início ao fim, garantindo uma vitória que deixa a equipa isolada na liderança da prova.
Destaque individual para Maria Sousa, que brilhou ao marcar 20 pontos.
No dia 22 de fevereiro, o CDTondela desloca-se a Coimbra para defrontar o Olivais FC às 14h15, numa partida crucial para consolidar a sua posição na tabela.
Sub-14 Masculinos
CD Gumirães 51 x 86 Esgueira – Campeonato Nacional Sub-14 Masculino No arranque da prova, o CD Gumirães enfrentou, na primeira jornada, o Campeão Distrital de Aveiro, o Esgueira. Desde cedo ficou evidente a diferença entre as duas equipas e, apesar da excelente entrega ao jogo, o conjunto de Viseu não conseguiu travar o maior poderio físico da formação aveirense. Ainda assim, foi um momento de grande aprendizagem, que certamente será transportado para o próximo desafio, frente ao SC Braga, no sábado, às 14h15, em Braga.
O destaque individual do encontro foi para Gonçalo Silva, atleta do Esgueira, que anotou 18 pontos.
FORMAÇÃO DE JUÍZES
No âmbito do programa de formação de Juízes, realizou-se no dia 17, segunda-feira, a 1ª ação de formação, em formato online, com a COMUNICAÇÃO como tema principal.
Esta primeira sessão foi conduzida pelo árbitro da Liga Portuguesa de Basquetebol, João Quintela, que tem Viseu como seu segundo CAD. Sempre que disponível, colabora ativamente nas competições delegadas ao Conselho de Arbitragem da Associação de Basquetebol de Viseu, contribuindo significativamente para o desenvolvimento dos nossos juízes.
Artigo da responsabilidade da Associação de Basquetebol de Viseu