No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A viseense Beatriz Cardeal sagrou-se campeã nacional do Circuito de Águas Abertas 2025, ao vencer a Travessia da Baía de Sesimbra, a mais antiga prova de águas abertas do país, que celebrou o seu 100.º aniversário.
A nadadora terminou a prova com o tempo de 30.57,20, superando as suas colegas de equipa Camila Marcelo (31.45,80) e Helena Rodrigues (31.46,50). Este triunfo valeu-lhe um duplo feito, assegurando a vitória na mítica travessia e o título nacional absoluto, um marco inédito alcançado logo no seu ano de estreia no circuito.
Ao longo da época, Beatriz Cardeal participou em 10 das 9 provas mínimas obrigatórias, conquistando seisvitórias e três segundos lugares, numa clara demonstração de talento, empenho e consistência. A atleta contou com o acompanhamento do treinador Diogo Girão e do preparador físico Ângelo Xavier, com o apoio do ForLife e do Condeixa Aqua Clube.
A prova, que reuniu mais de 700 nadadores, foi organizada pela Câmara Municipal de Sesimbra, com o apoio da Federação Portuguesa de Natação e da Associação de Natação de Lisboa, e terminou com a consagração também de Hugo Ribeiro, vencedor na categoria masculina e campeão nacional de 2025.