5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Biblioteca de Viseu assinala 23 anos este sábado

Biblioteca de Viseu assinala 23 anos este sábado

Biblioteca e Teatro Viriato entre os locais que recebem iniciativas comemorativas. Entrada é gratuita

 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
30.05.25
fotografia: Município de Viseu
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
30.05.25
Fotografia: Município de Viseu
pub
 Biblioteca de Viseu assinala 23 anos este sábado

A Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, em Viseu, assinala os 23 anos da inauguração com várias atividades no dia 31 de maio. O programa começa às 15h00 com a peça de teatro infantil “Nini e a Fada Descomplicada”, na sala polivalente da própria Biblioteca, e uma visita guiada ao espaço no âmbito do projeto “Aqui Há Caminhos”.

Uma hora mais tarde, a sala de estudo recebe a conversa “Poesia. O lado B” com a participação de Nicolau Santos, que propõe uma partilha sobre poesia e filosofia “como ferramentas do quotidiano, numa abordagem informal e inspiradora”, sublinha a Câmara.

Já o Teatro Viriato recebe às 21h00 o espetáculo de dança “Que Canto é Este?”, da companhia Presente. A peça, dirigida por Aldara Bizarro, surge no âmbito das comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões e reflete sobre “a forma como os jovens se relacionam, atualmente, com a vida e obra” de Camões,

O dia termina com o concerto “Sob o Signo do Jazz” do Jazz & Poetry Ensemble, às 22h00, na praça exterior da Biblioteca. Nicolau Santos e Manuel Lourenço apresentam-se neste espetáculo de homenagem a Camilo Castelo Branco, que nasceu há 200 anos, e que também esteve no cartaz da última edição do Dizer Poesia.

“A combinação de poesia e jazz visa transportar o público para um universo quase cinematográfico, deixando a sua criatividade trazer as imagens às palavras suportadas por uma banda sonora”, refere a Câmara. A entrada às atividades é gratuita.

A Biblioteca D. Miguel da Silva foi inaugurada a 31 de maio de 2002 e fica situada na Rua Aquilino Ribeiro (junto à Loja do Cidadão), tendo resultado de um projeto idealizado pela autarquia de Viseu e apoiado pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas.

O fundo documental distribui-se de forma organizada pelas estantes de espaços diversificados: sala de leitura de adultos, sala infantojuvenil, sala multimédia, sala de publicações periódicas e espaço de leitura informal, além de uma sala de apoio a pessoas com deficiência visual e da BDteca Luiz Beira, que reúne milhares de álbuns e revistas de banda desenhada.

D. Miguel da Silva foi bispo de Viseu entre os anos de 1526 e 1547 e cardeal da Igreja Católica, tendo sido considerado uma grande figura do Renascimento português.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar