vila nova tazem vinho uvas
concurso vinhos de portugal viseu
Bela Noia
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vila nova tazem vinho uvas
Oliveiras - Quinta do Malhô
Tony-Carreirajpg
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Biblioteca de Viseu assinala 23 anos este sábado

Biblioteca de Viseu assinala 23 anos este sábado

Biblioteca e Teatro Viriato entre os locais que recebem iniciativas comemorativas. Entrada é gratuita

 Biblioteca de Viseu assinala 23 anos este sábado
30.05.25
fotografia: Município de Viseu
partilhar
 Biblioteca de Viseu assinala 23 anos este sábado
30.05.25
Fotografia: Município de Viseu
pub
 Biblioteca de Viseu assinala 23 anos este sábado

A Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, em Viseu, assinala os 23 anos da inauguração com várias atividades no dia 31 de maio. O programa começa às 15h00 com a peça de teatro infantil “Nini e a Fada Descomplicada”, na sala polivalente da própria Biblioteca, e uma visita guiada ao espaço no âmbito do projeto “Aqui Há Caminhos”.

Uma hora mais tarde, a sala de estudo recebe a conversa “Poesia. O lado B” com a participação de Nicolau Santos, que propõe uma partilha sobre poesia e filosofia “como ferramentas do quotidiano, numa abordagem informal e inspiradora”, sublinha a Câmara.

Já o Teatro Viriato recebe às 21h00 o espetáculo de dança “Que Canto é Este?”, da companhia Presente. A peça, dirigida por Aldara Bizarro, surge no âmbito das comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões e reflete sobre “a forma como os jovens se relacionam, atualmente, com a vida e obra” de Camões,

O dia termina com o concerto “Sob o Signo do Jazz” do Jazz & Poetry Ensemble, às 22h00, na praça exterior da Biblioteca. Nicolau Santos e Manuel Lourenço apresentam-se neste espetáculo de homenagem a Camilo Castelo Branco, que nasceu há 200 anos, e que também esteve no cartaz da última edição do Dizer Poesia.

“A combinação de poesia e jazz visa transportar o público para um universo quase cinematográfico, deixando a sua criatividade trazer as imagens às palavras suportadas por uma banda sonora”, refere a Câmara. A entrada às atividades é gratuita.

A Biblioteca D. Miguel da Silva foi inaugurada a 31 de maio de 2002 e fica situada na Rua Aquilino Ribeiro (junto à Loja do Cidadão), tendo resultado de um projeto idealizado pela autarquia de Viseu e apoiado pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas.

O fundo documental distribui-se de forma organizada pelas estantes de espaços diversificados: sala de leitura de adultos, sala infantojuvenil, sala multimédia, sala de publicações periódicas e espaço de leitura informal, além de uma sala de apoio a pessoas com deficiência visual e da BDteca Luiz Beira, que reúne milhares de álbuns e revistas de banda desenhada.

D. Miguel da Silva foi bispo de Viseu entre os anos de 1526 e 1547 e cardeal da Igreja Católica, tendo sido considerado uma grande figura do Renascimento português.

pub
 Biblioteca de Viseu assinala 23 anos este sábado

Outras notícias

pub
 Biblioteca de Viseu assinala 23 anos este sábado

Notícias relacionadas

Procurar