policia-judiciaria
barco douro cinfaes
mau tempo queda de arvores
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Bispo de Viseu benze imagem da Madre Rita, que é beata há 19 anos

Bispo de Viseu benze imagem da Madre Rita, que é beata há 19 anos

Comemoram-se esta quarta-feira os 19 anos da beatificação de Rita Amada de Jesus, conhecida como Madre Rita. Processo de canonização continua em cima da mesa

 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
27.05.25
fotografia: Diocese de Viseu
partilhar
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
27.05.25
Fotografia: Diocese de Viseu
pub
 Bispo de Viseu benze imagem da Madre Rita, que é beata há 19 anos

O bispo de Viseu, D. António Luciano, benzeu uma imagem da beata Rita Amada de Jesus oferecida pelo Instituto Jesus Maria José e que vai ficar exposta ao culto no presbitério da Igreja Madre Rita em Ranhados.

A bênção à figura de grande dimensão aconteceu no último sábado (24 de maio), no início da missa da festa em honra de Nossa Senhora de Fátima, na qual foram também recordados os 19 anos da beatificação da mulher também conhecida como Madre Rita, que serão comemorados esta quarta-feira (28 de maio).

Na homilia, o bispo de Viseu convidou os fiéis a viver a vocação divina que, disse, está centrada no “amor que tudo transforma e vence”. “No meio das dificuldades e das provações da vida, saibamos recorrer ao amor misericordioso de Deus, à proteção de Nossa Senhora, que nos convida a rezar o terço todos os dias, e a imitar a vida da Beata Rita Amada de Jesus, como apóstola das famílias”, apelou o prelado.

O bispo recordou Rita Amada de Jesus, lembrando que os seus princípios são “hoje atuais para a vida da Igreja [Católica] e do Instituto Jesus Maria José”, e pediu orações para que haja um milagre que leve à sua canonização, um processo na qual a Diocese de Viseu está envolvida.

Ainda na missa, crianças da catequese lançaram flores à imagem da Madre Rita. Após a eucaristia, houve uma procissão das velas acompanhada pela Banda Filarmónica de Ribafeita, a freguesia de onde Madre Rita era natural.

De acordo com o Instituto, “este momento de fé e comunhão expressa a profunda espiritualidade que une o Instituto Jesus Maria José às raízes de sua fundadora, reforçando o compromisso com a missão evangelizadora em todas as partes do mundo”.

Rita Amada de Jesus nasceu em 1848 e morreu em 1913 na sua terra natal de Casal Mendinho, em Ribafeita (Viseu). Foi proclamada como beata pela Igreja Católica no dia 28 de maio de 2006. A beata também fundou o Instituto Jesus Maria José, que tem um centro social em Jugueiros com creche, jardim de infância e lar de idosos.

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Notícias relacionadas

Procurar