Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viseu manifestou publicamente o seu pesar pela morte de José Junqueiro, esta quarta-feira. O antigo responsável político foi presidente da Assembleia Geral da associação, cargo que desempenhou durante alguns anos.
Numa nota publicada nas redes sociais, os bombeiros de Viseu escrevem que “a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viseu manifesta, com profundo pesar, o falecimento do Senhor Dr. José Junqueiro, figura ilustre da nossa comunidade e antigo Presidente da Assembleia Geral da nossa Associação”.
A mesma publicação destaca o percurso de José Junqueiro e a sua ligação à instituição, como um “homem de reconhecida integridade, dedicação cívica e exemplar serviço público, o Dr. José Junqueiro deixa um legado de compromisso com as causas sociais, tendo contribuído de forma inestimável para o desenvolvimento e prestígio desta instituição”.
A associação sublinha ainda a marca deixada pelo antigo dirigente entre os que com ele conviveram e diz que “a sua memória permanecerá viva entre todos aqueles que com ele privaram e que testemunharam o seu empenho em prol dos Bombeiros Voluntários de Viseu e da sociedade viseense”.
A nota termina com uma mensagem dirigida à família e amigos, aos quais endereçam “as mais sentidas condolências, solidários nesta hora de dor e saudade”.
José Adelmo Gouveia Bordalo Junqueiro foi deputado, secretário de Estado e vereador em Viseu. Doutorado em Didática das Línguas Clássicas, foi também professor universitário e desempenhou diversas funções políticas a nível local, nacional e internacional.
José Junqueiro faleceu esta quarta-feira, e deixa uma carreira marcada pela participação cívica e institucional.