No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Os Bombeiros Voluntários de Viseu estão já a preparar a época alta de combate a incêndios rurais. A corporação arrancou no último fim de semana com uma série de ações de treino, onde estão a ser utilizados veículos fora de estrada.
O objetivo passa por preparar os operacionais para o uso das viaturas e evitar o surgimento de acidentes com os veículos.
Em declarações ao Jornal do Centro, o comandante dos Voluntários, Rui Leitão, explica que, com os veículos fora de estrada, é sempre preciso ter “cuidados redobrados porque circulamos em terrenos muito acidentados e, por vezes, nem sempre conhecemos os terrenos onde andamos”.
“Para isso, nada melhor do que conhecer as caraterísticas e as capacidades dos veículos que tripulamos e decidimos fazer as ações de treino que arrancaram neste (último) fim de semana”, acrescenta.
Segundo Rui Leitão, os treinos começaram com os veículos pesados, sendo que também há ações previstas com recurso a veículos ligeiros e “outras ações de treino no âmbito dos incêndios rurais”.
“Não é mais nem menos do que dotar e reavivar a memória dos bombeiros e os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos para que, quando chegar essa época que tanto trabalho nos dá, possamos estar preparados, coesos e fortes na missão que vamos desempenhar”, enfatiza.
São treinados vários cenários com que, em terreno e no combate aos incêndios, os operacionais se confrontam. Rui Leitão destaca a existência de uma pista de obstáculos “em que são treinados os vários cenários, desde inclinações até declives, para que possamos conhecer e estarmos preparados para o tipo de viatura que andamos a tripular”.
O comandante realça ainda que “os equipamentos têm limites e é importante sabermos os limites dos veículos e até onde podemos ir para que possamos evitar acidentes de maior como capotamentos e danos”. “No fundo, é tudo aquilo que, num cenário de fogo rural com o stress, o fumo, a ânsia e o calor, às vezes nos esquecemos e que, num momento de fuga ou maior aflição, colocamos o veículo em situações menos aconselháveis”, diz.
Todos os operacionais dos Voluntários de Viseu vão passar por estas ações para que possam estar “devidamente equipados e formados e possamos desempenhar uma missão íntegra”.
“Há esta velha máxima de vamos todos e vimos todos e esse será sempre o meu objetivo como comandante dos Bombeiros, para que nenhum dos meus bombeiros possa ficar a meio de uma missão. É levar todos, trazer todos e, no final, que a missão seja concluída com sucesso”, remata Rui Leitão.
O próximo passo passa pela realização de ações de formação sobre comunicações, guias de comando e o manuseamento e empenhamento de ferramentas manuais em zonas de difícil acesso.