No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O município de Cinfães anunciou a entrega de 250 euros a cada táxi do concelho. Uma medida aprovada na última reunião do executivo e que prevê um valor total de quase 5 mil euros distribuído por 19 táxis.
Esta medida assemelha-se aos restantes apoios levados a cabo pela Câmara de Cinfães, que prevêm a entrega de 250 euros a cada posto de trabalho dos restantes setores do município ligados à cultura, ao desporto e à prestação de serviços. “Já para a hotelaria e para a restauração, deliberámos atribuir 400 euros por cada posto de trabalho, mas em vales de compras em vinho verde e nos produtos agrícolas do concelho”, explica Armando Mourisco, presidente do município.
O objetivo é o de “minorar os impactos negativos que a pandemia tem tido na nossa economia, e sobretudo atuar preventivamente preservando os postos de trabalho”.
O orçamento total de apoios à economia do concelho ronda os 400 mil euros, ao qual se acrescentam outros 400 mil euros de “não receita” que o município optou por não cobrar ao “isentar as empresas do pagamento de taxas de resíduos sólidos, da taxa de água e de saneamento, entre outras”.
O orçamento total da Câmara de Cinfães no apoio à economia do concelho ronda assim os 800 mil euros, entre despesa efetiva e receitas de taxas que não serão cobradas.
Cinfães, segundo a Direção-Geral da Saúde, apresentava no dia 5 de abril uma taxa de incidência de 175 casos por 100 mil habitantes, valor este acima da fasquia dos 120 casos. Estes dados foram desmentidos, no dia 7 de abril, pela Câmara de Cinfães ao Jornal do Centro. Na quarta-feira, Armando Mourisco considerou que o concelho não estaria em risco elevado, e que esses dados estariam inclusive a prejudicar a imagem do concelho com “sucessivas desmarcações de férias, almoços e estadias de fim de semana no município.
Ontem, dia 8 de abril, a ARS Norte divulgou os dados da Covid-19 no município, e segundo o relatório da delegação da Saúde no Norte, Cinfães apresenta uma incidência cumulativa de 71,3 casos por 100 mil habitantes nas últimas 2 semanas, “valor este que desce para vinte poucos casos por 100 mil habitantes se se considerar apenas a última semana”, explica Armando Mourisco.
O concelho apresentava à data de ontem 4 casos ativos.