A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Apresento-vos Simba! O verdadeiro rei lá de casa. Este gato persa, com…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Nádia Martins
por
Vítor Santos
A Câmara de Mortágua aprovou o novo regulamento do Ninho de Empresas, que vai ter mais espaços de acolhimento para projetos empresariais no concelho. Além do Espaço Empreendedor, o equipamento também vai colocar ao dispor dos empresários os espaços Empresa, Coworking e Virtual.
O documento agora aprovado, que altera o anterior regulamento datado de 2008, vem dar resposta às “mudanças de contexto” a nível económico, tecnológico e de trabalho nos últimos anos e alargar as modalidades de apoio disponibilizados pelo Ninho de Empresas.
Segundo a Câmara, o equipamento vai continuar a apostar em empreendedores que “pretendam dinamizar novos projetos empresariais, dando-lhes condições favoráveis em fase de criação e arranque”, além de criar condições para que empresas de outros concelhos possam fixar-se em Mortágua.
Enquanto o Espaço Empreendedor é destinado a empreendedores ou empresas em fase de arranque, o novo Espaço Empresa vai ser voltado para empresas maduras “mas em fase de alteração de sede ou de instalação industrial em Mortágua”. Já o Espaço Coworking possibilita o trabalho partilhado com outros projetos e o Espaço Virtual concede a utilização da morada, mas sem instalação física.
O Ninho de Empresas de Mortágua conta com um total de 14 salas, das quais 12 são individuais e duas de uso comum (sala de reuniões e auditório). Podem candidatar-se empresários que tenham uma ideia de negócio e que a pretendam concretizar num prazo máximo de 12 meses (um ano), além de empresas que tenham projetos que visem o desenvolvimento económico do concelho de Mortágua.
“Terão preferência as empresas e os empreendedores, potenciais promotores de projetos empresariais, com projetos de criação do próprio emprego ou negócios criados no âmbito da Medida Emprego Interior Mais – Mobilidade Apoiada para um interior sustentável e/ou outras iniciativas empreendedoras que apostem na agricultura, floresta, ambiente e biodiversidade, turismo, IT (tecnologia) e inovação tecnológica e na criação de emprego qualificado”, acrescenta a Câmara.
Os candidatos ao Espaço Empreendedor podem permanecer no Ninho de Empresas de Mortágua até ao máximo de três anos, sendo que o prazo pode ser depois prolongado até cinco anos. Nos restantes espaços, a instalação é variável. As candidaturas estão abertas no site da Câmara.
O Ninho de Empresas visa “estimular o empreendedorismo e a dinâmica empresarial e contribuir para a diversificação e competitividade do tecido empresarial e para o desenvolvimento do concelho de Mortágua” e criar “condições necessárias à tomada de decisão de empreender coadjuvando os esforços de quem ousa arriscar, mesmo que por vezes em contexto económico negativo e de incerteza quanto ao futuro”, acrescenta.
A Câmara realça que as empresas que se instalaram no Ninho de Empresas encontraram no espaço “um local de acolhimento, com serviços de apoio e ambiente propício para o seu crescimento e afirmação no contexto empresarial” e algumas delas “cresceram, ganharam escala, e hoje são casos de sucesso a nível nacional e internacional”, nomeadamente a Endiprev, atualmente uma empresa de referência na instalação e manutenção de turbinas eólicas.
O novo regulamento também foi aprovado pela Assembleia Municipal, seguindo agora para publicação em Diário da República.