A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…
No terceiro episódio do podcast Entre Portas, uma parceria entre o Jornal…
A Câmara de Nelas fechou 2024 com um saldo de gerência de cerca de 103 mil euros. O relatório e contas foi aprovado por maioria na Assembleia Municipal, com os votos a favor da maioria PSD-CDS e dos presidentes de junta de freguesia e os votos contra das bancadas do PS e da CDU.
A autarquia revela que o saldo de gerência voltou a atingir valores positivos. “Este resultado reforçou a trajetória positiva e de melhoria da situação financeira da autarquia conforme se pode verificar nos rácios económicos/financeiros”, acrescenta o executivo presidido por Joaquim Amaral.
Também segundo a Câmara, foi estabilizada em 2024 a situação financeira de curto prazo e reduzido o passivo não corrente no valor de aproximadamente 1 milhão de euros. As contas do ano passado reforçaram a recuperação económica e financeira do município, sublinhou o executivo que referiu ainda que 2024 foi “o ano de virar a página”.
O município sublinha que o ano passado foi desafiante para a gestão municipal, “designadamente no que respeita à capacitação da autarquia para o exigente acompanhamento da execução do PRR e o arranque do PT2030”.
Ainda assim, o executivo de Joaquim Amaral também destaca os investimentos já lançados nos centros de saúde e escolas secundárias do concelho, em Nelas e Canas de Senhorim.
“De igual modo, trabalhou-se na solução de um maior financiamento estrutural para a ApR – Água para Reutilização (Águas residuais para fins industriais), o que viria a ser conseguido com uma comparticipação quase no dobro do que a inicial, para a requalificação do Centro Urbano de Santar e para o Parque Fluvial das Caldas da Felgueira”, acrescenta.
O executivo camarário destaca ainda outros investimentos como a construção da nova conduta de água e de escolas básicas em Canas, Senhorim e Vale de Madeiros e a requalificação do pavilhão e das piscinas municipais, entre outras obras, além do lançamento de projetos como o Museu do Vinho, da Vinha e das Artes, o Centro de Investigação António Lobo Antunes e a Praia Fluvial das Caldas da Felgueira.
A Câmara de Nelas também salienta o aumento dos apoios às associações locais, algo que se refletiu “no aumento de praticantes e no aumento de atividades realizadas, que trouxe ao concelho milhares de visitantes ajudando assim a economia local, promovendo fortemente o concelho”.
O executivo de Joaquim Amaral lembra ainda que, quando tomou posse há cerca de quatro anos, herdou “um sério problema estrutural financeiro ao nível da definição de prioridades, o que condicionou a governação do executivo neste mandato e o concretizar dos seus compromissos”.
“Apesar deste cenário de elevado grau de complexidade incerteza, mantivemos o objetivo de instituir um modelo de gestão diferente, onde desde o início o executivo definiu como prioridade a recuperação económica/financeira do município. Prova dessa responsabilidade/rigor orçamental foi que do saldo da conta de gerência de 2024 apenas foi integrado o valor de 1.134.310,44 €, quando o valor total do saldo foi de 3.198.333,04 €. Nunca antes tinha sido realizado tal procedimento”, explica o executivo.