sessoes_cine_clube_de_viseu
494973671_1111365901035926_1173439396177126261_n
violencia
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25

No terceiro episódio do podcast Entre Portas, uma parceria entre o Jornal…

02.05.25
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
João Azevedo PS
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
sé de viseu
Home » Notícias » Diário » Câmara de Nelas fecha 2024 com saldo positivo de 103 mil euros

Câmara de Nelas fecha 2024 com saldo positivo de 103 mil euros

Contas foram aprovadas por maioria na Assembleia Municipal. Executivo presidido por Joaquim Amaral reclama para si a "recuperação financeira" do município

 Câmara de Nelas fecha 2024 com saldo positivo de 103 mil euros - Jornal do Centro
05.05.25
Jornal do Centro
partilhar
 Câmara de Nelas fecha 2024 com saldo positivo de 103 mil euros - Jornal do Centro
05.05.25
pub
 Câmara de Nelas fecha 2024 com saldo positivo de 103 mil euros - Jornal do Centro

A Câmara de Nelas fechou 2024 com um saldo de gerência de cerca de 103 mil euros. O relatório e contas foi aprovado por maioria na Assembleia Municipal, com os votos a favor da maioria PSD-CDS e dos presidentes de junta de freguesia e os votos contra das bancadas do PS e da CDU.

A autarquia revela que o saldo de gerência voltou a atingir valores positivos. “Este resultado reforçou a trajetória positiva e de melhoria da situação financeira da autarquia conforme se pode verificar nos rácios económicos/financeiros”, acrescenta o executivo presidido por Joaquim Amaral.

Também segundo a Câmara, foi estabilizada em 2024 a situação financeira de curto prazo e reduzido o passivo não corrente no valor de aproximadamente 1 milhão de euros. As contas do ano passado reforçaram a recuperação económica e financeira do município, sublinhou o executivo que referiu ainda que 2024 foi “o ano de virar a página”.

O município sublinha que o ano passado foi desafiante para a gestão municipal, “designadamente no que respeita à capacitação da autarquia para o exigente acompanhamento da execução do PRR e o arranque do PT2030”.

Ainda assim, o executivo de Joaquim Amaral também destaca os investimentos já lançados nos centros de saúde e escolas secundárias do concelho, em Nelas e Canas de Senhorim.

“De igual modo, trabalhou-se na solução de um maior financiamento estrutural para a ApR – Água para Reutilização (Águas residuais para fins industriais), o que viria a ser conseguido com uma comparticipação quase no dobro do que a inicial, para a requalificação do Centro Urbano de Santar e para o Parque Fluvial das Caldas da Felgueira”, acrescenta.

O executivo camarário destaca ainda outros investimentos como a construção da nova conduta de água e de escolas básicas em Canas, Senhorim e Vale de Madeiros e a requalificação do pavilhão e das piscinas municipais, entre outras obras, além do lançamento de projetos como o Museu do Vinho, da Vinha e das Artes, o Centro de Investigação António Lobo Antunes e a Praia Fluvial das Caldas da Felgueira.

A Câmara de Nelas também salienta o aumento dos apoios às associações locais, algo que se refletiu “no aumento de praticantes e no aumento de atividades realizadas, que trouxe ao concelho milhares de visitantes ajudando assim a economia local, promovendo fortemente o concelho”.

O executivo de Joaquim Amaral lembra ainda que, quando tomou posse há cerca de quatro anos, herdou “um sério problema estrutural financeiro ao nível da definição de prioridades, o que condicionou a governação do executivo neste mandato e o concretizar dos seus compromissos”.

“Apesar deste cenário de elevado grau de complexidade incerteza, mantivemos o objetivo de instituir um modelo de gestão diferente, onde desde o início o executivo definiu como prioridade a recuperação económica/financeira do município. Prova dessa responsabilidade/rigor orçamental foi que do saldo da conta de gerência de 2024 apenas foi integrado o valor de 1.134.310,44 €, quando o valor total do saldo foi de 3.198.333,04 €. Nunca antes tinha sido realizado tal procedimento”, explica o executivo.

pub
 Câmara de Nelas fecha 2024 com saldo positivo de 103 mil euros - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Câmara de Nelas fecha 2024 com saldo positivo de 103 mil euros - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar