Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
O período de candidaturas às bolsas de estudo atribuídas pelo Município de Tondela a alunos do concelho que frequentam o ensino superior abriu esta segunda-feira, 5 de janeiro.
De acordo com o comunicado enviado às redações, “nesta nova edição, a autarquia volta a disponibilizar 30 bolsas, cada uma no valor de 557,60 euros”. No total, “esta medida representará um investimento camarário de 16.728 euros”.
As candidaturas decorrem até 25 de janeiro e devem ser submetidas através da plataforma balcaounico.cm-tondela.pt. Segundo a informação divulgada, no separador dedicado à educação, após registo, “os candidatos encontrarão o formulário que é necessário preencher e submeter, assim como toda a documentação solicitada no respetivo regulamento”.
As bolsas destinam-se a estudantes do ensino superior residentes no concelho de Tondela que “demonstrem empenho e dedicação no seu percurso letivo” e que apresentem “uma situação socioeconómica com baixo rendimento per capita”. O regulamento prevê ainda que “como fator de majoração é dada prioridade às famílias numerosas”.
A autarquia refere que “esta medida foi lançada pela Câmara Municipal com os objetivos de promover a igualdade de oportunidades de acesso ao ensino universitário e de incentivar os jovens a prosseguirem os seus estudos”.
No mesmo comunicado, é ainda sublinhado que “além de uma forma de estimular a frequência de cursos superiores, a atribuição destas ajudas é também um investimento no tecido económico, social e cultural do concelho, que passa a ficar dotado de quadros técnicos superiores e uma de forma a contribuir para um maior e mais equilibrado desenvolvimento”.
As bolsas de estudo municipais começaram a ser atribuídas em 2016. Desde então, “já foram atribuídas pela autarquia 181 bolsas, num valor global de cerca de 100 mil euros”.