bombeiros canas
Foto Press_128_inaugura+º+úo canas
Linha da Beira Alta comboio Mangualde passageiros 6
janela casa edifício fundo ambiental
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107

Começamos esta nova temporada onde a água é quente, as histórias são…

29.07.25

Prepare-se para novas viagens cheias de encanto, memórias e segredos bem guardados….

25.07.25

Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

09.07.25
antónio vilarigues cdu penalva do castelo autárquicas 2025 web
jorge caetando resende
ângela bartolo cdu sátão autárquicas 2025
Beautiful woman is resting on white bed
vencedor concurso vinhos dão 2025
trilho varzielas ofrades caramulo
Home » Notícias » Diário » Câmara de Tondela candidata Festa das Cruzes a Património Imaterial

Câmara de Tondela candidata Festa das Cruzes a Património Imaterial

pub
 Câmara de Tondela candidata Festa das Cruzes a Património Imaterial - Jornal do Centro
20.05.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Câmara de Tondela candidata Festa das Cruzes a Património Imaterial - Jornal do Centro
20.05.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub

A secular Festa das Cruzes foi candidatada na passada quinta-feira (18 de maio), no Dia da Ascensão, pela Câmara Municipal de Tondela ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

O anúncio da apresentação da candidatura foi feito, este sábado (20 de maio), pela presidente da autarquia, Carla Antunes Borges, durante as celebrações daquela que é uma das maiores e mais antigas manifestações religiosas do concelho, realizada anualmente no Guardão, e que atraiu nesta edição de 2023 largas centenas de pessoas.

Recordando que há um ano a autarquia já tinha revelado a intenção de avançar com a candidatura com vista “ao registo e reconhecimento” desta manifestação de fé com mais de 300 anos, e que é obrigação do município “defender, cuidar e preservar” o seu património, Carla Antunes Borges anunciou, com regozijo, a submissão da candidatura da Festa das Cruzes a património imaterial.

“Esta é uma festa que temos obrigação de cuidar e preservar, queremos que seja uma festa de todos, uma festa nacional e, por isso, é com regozijo que hoje aqui vos transmito que na quinta-feira [Dia da Ascensão] tivemos a oportunidade de apresentar o pedido de inscrição desta importante festa no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial”, referiu.

“Se este registo nos for concedido a Festa das Cruzes será elevada a um patamar nacional e esta era uma obrigação do Município de Tondela. Passará a ser uma festa registada a par de outras manifestações religiosas existentes no país”, acrescentou.

Já o padre António Ferreira Duarte, pároco do Guardão, agradeceu esta iniciativa levada a cabo pela Câmara Municipal e enalteceu a ajuda do poder local “nesta caminhada”.

O sacerdote disse ainda que a candidatura a património imaterial vem engradecer um evento religioso que os crentes têm mantido vivo ao longo dos séculos e que neste edição teve uma das maiores adesões em termos de público nos últimos anos.

A história

A Festa das Cruzes acontece há mais de 300 anos juntando as povoações de Castelões, Santiago de Besteiros e Campo de Besteiros, povos que anualmente, por altura da Ascensão, sobem à serra, juntando-se aos habitantes do Guardão, para cumprir “a promessa antiga” de agradecimento à Nossa Senhora dos Milagres pela sua ajuda na expulsão dos mouros.

Com cruzes, engalanadas com grinaldas, motivos vegetais, como flores ou frutos e legumes da época, metais preciosos, como ouro, e pérolas, ladeadas por lanternas, os féis das três freguesias percorrem o mesmo itinerário ancestral, da Capela de São Bartolomeu até ao Guardão, ao som de ladainhas, para o abraço das suas cruzes com as da freguesia anfitriã, sob uma chuva de pétalas de flores.

A singularidade desta manifestação reside no momento em que as cruzes se tocam, duas a duas, repetindo o abraço do “tempo da memória”, em que o povo se abraçou por ter conseguido, com ajuda divina, expulsar os mouros.

A cerimónia ritual acontece no marco do encontro, um local na calçada já gasta pela repetição desta tradição ao longo dos séculos. Após o abraço, acontece uma eucaristia, que culmina com uma bênção dosa campos e um grande desfile em que participam as cruzes das quatro paróquias e largas centenas de romeiros oriundos das localidades envolvidas no ritual, mas também dos mais recônditos recantos serranos e de outras terras da região.

A Festa das Cruzes realizava-se tradicionalmente na quinta-feira de Ascensão (40 dias depois da Páscoa), tendo passado em 2022 a acontecer no sábado seguinte para que mais pessoas pudessem participar no evento religioso.

pub
 Câmara de Tondela candidata Festa das Cruzes a Património Imaterial - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Câmara de Tondela candidata Festa das Cruzes a Património Imaterial - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar