Com a descida das temperaturas, os cultivos necessitam de mais tempo para…
Antes de começar a renovação de qualquer divisão na sua casa, é…
Hoje apresentamos a Sharon, uma cadelinha Maltez com 11 anos. Vem de…
por
Felisberto Figueiredo
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
João Brás
A Câmara de Tondela vai atribuir este ano 30 bolsas de estudo aos alunos do concelho que frequentam o ensino superior, anunciou esta quarta-feira (13 de novembro) a autarquia.
Cada estudante vai receber uma bolsa de 557,60 euros. No total, a autarquia estima investir mais de 16.700 euros. As candidaturas já foram abertas e podem ser feitas até 6 de dezembro.
Este ano, revela a Câmara, todo o processo deve ser tratado nos serviços online da Câmara. No separador referente à educação, após o registo, os candidatos encontrarão o formulário que é necessário preencher e enviar, assim como toda a documentação pedida de acordo com o regulamento.
Em alternativa, os interessados “poderão também tratar de todo o processo de candidatura de forma desmaterializada no balcão único, nos paços do concelho”, acrescenta o município.
Podem candidatar-se a este apoio os estudantes do ensino superior que “demonstrem empenho e dedicação no seu percurso letivo e que, simultaneamente, apresentem uma situação socioeconómica com baixo rendimento per capita”. As famílias numerosas têm direito a prioridade como fator de majoração.
As bolsas foram lançadas pela Câmara de Tondela com os objetivos de promover a igualdade de oportunidades de acesso ao ensino superior e de incentivar os jovens a prosseguirem os estudos para além do secundário.
“Além de uma forma de estimular a frequência de cursos superiores, a atribuição destas ajudas é também um investimento no tecido económico, social e cultural do concelho, que passa a ficar dotado de quadros técnicos superiores e uma de forma a contribuir para um maior e mais equilibrado desenvolvimento”, explica o município em comunicado.
Os primeiros apoios foram entregues em 2016. Desde então, já foram atribuídas pela autarquia 149 bolsas, num valor total de cerca de 100 mil euros.