Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
A autarquia de Viseu anunciou que as candidaturas para a edição de 2026 do programa municipal Eixo Cultura já estão abertas, iniciativa que conta com um reforço financeiro de 20 por cento. As candidaturas decorrem até 30 de janeiro de 2026.
A autarquia anunciou que o orçamento do programa para 2026 totaliza 960 mil euros, acompanhado por um aumento de 25% na componente de apoio não financeiro, mais 40 mil euros face a edições anteriores.
O presidente da Câmara Municipal de Viseu, João Azevedo, afirmou que esta é uma aposta clara no reforço do setor cultural do concelho: “Queremos mais e melhor para a Cultura em Viseu. Mais financiamento, mais instrumentos e ferramentas, mais força, maior notoriedade e posicionamento.”
A edição de 2026 será de transição, uma vez que o Município pretende reestruturar o programa, ajustando-o às novas realidades do setor. Até à conclusão dessa revisão, três dos quatro eixos culturais estarão disponíveis para candidatura — Criação Artística, Programação Artística e Projetos Emergentes —, todos em regime anual.
Já o eixo dedicado às parcerias de programação e eventos-âncora manterá o regime quadrienal, com prazo específico a anunciar.