No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Foram renovados esta quinta-feira (6 de maio) os protocolos entre a Associação de Criadores de Gado da Beira Alta e a Câmara de Viseu. Ao abrigo destes acordos, a autarquia vai dar cerca de 16 mil euros em apoios.
Um dos protocolos assinados prende-se com o apoio aos produtores de gado de Viseu. O vice-presidente da Câmara, João Paulo Gouveia, diz que o acordo focará sobretudo na parte sanitária para apoiar os produtores de bovinos, ovinos e caprinos.
“É um apoio direto aos produtores de gado e, neste caso, através da Associação de Criadores de Gado da Beira Alta. Há aqui 4,50 euros por cada animal da espécie bovina e 1,50 euros pelas espécies ovina e caprina”, explica.
O outro protocolo está relacionado com a higienização e a manutenção da Feira de Gado. “Este protocolo já mantemos há muitos anos. O apoio serve para a Associação poder ter todo o cuidado e ainda um médico veterinário e fazer todo o controlo que é necessário”, refere João Paulo Gouveia.
Parque Aquilino Ribeiro com mesas para comer
Ainda por Viseu, a cidade volta a ter 25 mesas para comer no Parque Aquilino Ribeiro, numa iniciativa que pretende ajudar os restaurantes nestes dias de desconfinamento.
A presidente da Câmara, Conceição Azevedo, fala de “um apoio à restauração e àqueles restaurantes que não têm possibilidade de ter esplanadas de dimensão suficiente”.
“As pessoas podem trazer para aqui as suas merendas ou até comprar no restaurante em take-away, virem ao Parque e partilharem. Sendo Viseu uma cidade-jardim, faz sentido que seja no Parque Aquilino Ribeiro e que sejam instaladas lá merendeiras”, disse a autarca.