Câmara Municipal de Viseu 5
20251220-shortage-WEB-16
makan aïko cd tondela
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Câmara de Viseu aprova plano urbanístico para desenvolver centro de Repeses

Câmara de Viseu aprova plano urbanístico para desenvolver centro de Repeses

Urbanização de Repeses e investimento no ténis marcam decisões do executivo

Lusa
 Nelas entrega kits de proteção Covid a comerciantes
09.01.26
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Nelas entrega kits de proteção Covid a comerciantes
09.01.26
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Câmara de Viseu aprova plano urbanístico para desenvolver centro de Repeses

A Câmara de Viseu aprovou um plano que permitirá várias operações urbanísticas na zona centro de Repeses, com o objetivo de levar ao investimento e consequente desenvolvimento de uma área de cerca de 15 hectares.

“Aprovámos ontem (quinta-feira), na reunião de Câmara, um espaço urbanístico para a criação de parques verdes públicos, projeção de novas construções – habitação e comércio, serviço e equipamentos – e redefinição estruturante dos acessos viários e pedonais”, disse hoje aos jornalistas o presidente da autarquia, João Azevedo.

Esta área de 15 hectares situa-se na parte posterior da Escola Básica Infante D. Henrique e é delimitada pela Avenida Luís Martins, Rua Rego da Lapa, Rua e Avenida do Fôjo e Avenida Cidade Politécnica.

O autarca socialista frisou que se trata de “uma decisão muito importante de ordenamento de território”, uma vez que os cerca de 15 hectares se situam “numa zona periférica da cidade, mas muito dentro de Viseu”.

Com este estudo urbanístico, a autarquia quer resolver várias condicionantes ao desenvolvimento desta zona do concelho, que são motivadas sobretudo pela falta de acessos adequados às exigências e necessidades dos processos urbanísticos.

“Para todo aquele espaço está, a partir de ontem, aprovado um plano de urbanização, o que permite que quem quiser lá investir no setor privado o faça consoante o que está definido”, disse aos jornalistas, avançando que já há interessados.

Desta forma, será possível projetar novas construções, maioritariamente de cariz habitacional (24 mil metros quadrados) e também comercial e/ou de equipamentos e serviços (cerca de 3.700 metros quadrados). É também privilegiada a criação de parques e outros espaços verdes públicos.

Está prevista a abertura de dois novos acessos (um a partir da Rua do Campo de Futebol e outro que permite articular a ligação da Rua do Fôjo com a Avenida do Fojo) e a redefinição da Rua das Barrocas (para criar um acesso direto entre a Avenida Luís Martins e a Avenida do Fojo).

O estudo propõe ainda a reestruturação da área posterior da Escola Básica Infante D. Henrique, com um acesso a partir da Avenida do Fôjo, e “a criação de uma faixa arbórea em todas as imediações, para garantir a segurança da comunidade escolar e a salvaguarda de bens e equipamentos”.

João Azevedo frisou que, no espaço de um mês, o executivo eleito nas últimas autárquicas conseguiu resolver “dois problemas importantíssimos, um na zona de Repeses e um na zona de Rio de Loba”.

“São dois espaços urbanos que foram ordenados administrativamente e que são fundamentais para o crescimento da cidade. Eram duas bolsas de terreno que estavam completamente mortas e que vão ter agora vida com o investimento privado e com o investimento público”, acrescentou.

O autarca socialista anunciou ainda que, no âmbito de um acordo com a Federação Portuguesa de Ténis, será feito um investimento no valor de cerca de meio milhão de euros para reabilitar um campo de ténis e construir dois novos, no Complexo Desportivo do Fontelo. No Polo de Santa Eulália, será reconvertido um polidesportivo para a prática desta modalidade.

Segundo João Azevedo, este “um acordo histórico” e “o início real do grande investimento no desporto e lazer” que o executivo pretende fazer no concelho.

A prática da modalidade tem registado um crescimento no concelho, com mais 27% de participantes desde 2023, e tem atualmente 422 atletas.

pub
 Nelas entrega kits de proteção Covid a comerciantes

Outras notícias

pub
 Nelas entrega kits de proteção Covid a comerciantes

Notícias relacionadas

Procurar