No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Câmara Municipal de Viseu anunciou um reforço de 20 por cento na dotação financeira destinada ao Eixo Cultura para 2026, que passará de 800 para 960 mil euros. O aumento pretende dar maior impulso à criação e programação artística e tradicional no concelho. O anúncio foi feito após a reunião do executivo municipal, na qual foram aprovadas, por unanimidade, as normas do Eixo Cultura para o próximo ano, mecanismo que financia projetos e entidades culturais do concelho.
Segundo o presidente da Câmara de Viseu, João Azevedo, o reforço financeiro representa “um momento de grande satisfação”, permitindo dotar as estruturas culturais de “mais conforto financeiro” para desenvolverem os seus projetos. O autarca sublinha que este eixo é decisivo para promover a descentralização e a coesão cultural no município.
As normas aprovadas para 2026 não apresentam alterações significativas face às atuais, mas a autarquia quer ouvir durante o ano de 2026 os agentes culturais para depois, em 2027, ajustar “o que for necessário”.
“Há um aumento de 20% naquilo que é o trabalho com as associações culturais. Esse é o nosso compromisso, que estamos a cumprir e que vamos consolidar nos próximos anos”, reforçou João Azevedo.
Na reunião de câmara, a primeira do novo executivo aberta ao público, o autarca socialista anunciou ainda que até ao final do ano a Polícia Municipal terá reforço de agentes, enquanto que o vereador responsável pelo Ambiente, Pedro Ribeiro, anunciou um novo ecocentro que será instalado em Coimbrões.