Weathered stone chapel with arched doorway and red-tiled roof, in a sunny courtyard.
Panel discussion at a charity/event inside a fire station, with a red fire truck behind and banners on the table centerpiece.
Viseu 2001 1
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinho_queijo_pao
vinhos adega vila nova tazem
A sunny riverside beach with people sunbathing under straw umbrellas on a sandy shore, next to a calm green river framed by forested hills.
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Câmara de Viseu desconhece projeto para terrenos com plantação de cardo

Câmara de Viseu desconhece projeto para terrenos com plantação de cardo

Petição online que alertou para o fim do campo de cardo para a construção de um estacionamento já foi encerrada

Micaela Costa
 Festas de Mangualde com espetáculos em três palcos
28.01.25
Jornal do Centro
partilhar
 Festas de Mangualde com espetáculos em três palcos
28.01.25
Public safety poster featuring a man in a plaid shirt; text reads 'A PREVENÇÃO COMEÇA EM SI. SAIBA COMO SE PROTEGER DOS INCÊNDIOS' with logos at the bottom.
pub
 Câmara de Viseu desconhece projeto para terrenos com plantação de cardo

A Câmara Municipal de Viseu diz que não tem conhecimento de projetos para o campo de cardo que está localizado junto à Escola Superior Agrária (ESAV).

A possibilidade do fim do campo de cardo foi tornado público depois da divulgação de uma petição online que alertava que o terreno iria servir para a construção de estacionamentos e que foi lançada por um professor da ESAV.

O espaço, localizado em frente ao centro comercial Palácio do Gelo, tem servido nos últimos 15 anos para investigar e trabalhar o cardo que é usado, por exemplo, na coagulação do queijo Serra da Estrela DOP.

Questionada pelo Jornal do Centro, a autarquia explicou que se trata de um terreno privado e que “não há nenhum projeto na câmara”.

Entretanto, a petição que já contava com mais de duas mil assinaturas foi encerrada tendo por base o esclarecimento da autarquia.

“Esta petição foi encerrada após esclarecimento da Câmara Municipal de Viseu afirmar que não tem qualquer conhecimento sobre o que se irá realizar naqueles terrenos por tratar-se de uma relação entre dois privados sobre a qual a Câmara Municipal de Viseu não tem que opinar”, refere.

O autor esclarece ainda que agora vão “agilizar em tempo útil a retirada dos cardos”. “Iremos procurar agilizar em tempo útil a retirada dos cardos para um “porto seguro” com os meios que temos ao nosso alcance, antes de se iniciarem as obras, para que consigamos prosseguir com os nossos projetos e não defraudar as expectativas dos privados que têm a legitimidade de poderem fazer o que bem entenderem”, escreve.

O abaixo-assinado sublinha ainda que a opinião ali expressa é “uma ação individual que não teve qualquer intenção de prejudicar o Município de Viseu, nem o Instituto Politécnico de Viseu que não está vinculado à opinião, nem os privados envolvidos”.

Ao que o Jornal do Centro apurou, em causa estão mais de duas mil plantas que terão que ser transplantadas, um procedimento que deverá custar “centenas de euros” e que poderá levar à perda de alguns exemplares.

Até ao momento, ainda não foi possível obter esclarecimentos junto do Instituto Politécnico de Viseu (IPV). Já a Confraria de Santo António, que ao que tudo indica será a proprietária dos terrenos, esclareceu que as questões colocadas devem ser remetidas ao IPV.

pub
 Festas de Mangualde com espetáculos em três palcos

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Festas de Mangualde com espetáculos em três palcos

Notícias relacionadas

Procurar