viseu welcome summer 2024
viseu academia de judo zonais norte
Alunos hortas carregal do sal 2
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas
aluga-se

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

16.06.25

Feriado à vista e ainda sem planos? Temos a sugestão perfeita! Situado…

16.06.25

No coração de Viseu, a porta 55 da Praça D. Duarte abre-se…

12.06.25
josé antonio santos lamego ps
josé carvalho candidato ps sátão
sofia relvas
WhatsApp Image 2025-06-09 at 170550 2
praia trabulo sátão 2 web
Companhia Portugueza do Chocolate Prémios AHRESP
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Câmara de Viseu espera por investimento de empresa de parques de estacionamento para requalificar Mercado 21 de Agosto

Câmara de Viseu espera por investimento de empresa de parques de estacionamento para requalificar Mercado 21 de Agosto

Para o vereador do PS e candidato à Câmara, o Mercado 21 de Agosto pode ter outra função, prometendo anunciá-la “nas próximas semanas”

 Câmara de Viseu espera por investimento de empresa de parques de estacionamento para requalificar Mercado 21 de Agosto - Jornal do Centro
22.05.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Câmara de Viseu espera por investimento de empresa de parques de estacionamento para requalificar Mercado 21 de Agosto - Jornal do Centro
22.05.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Câmara de Viseu espera por investimento de empresa de parques de estacionamento para requalificar Mercado 21 de Agosto - Jornal do Centro

A Câmara de Viseu espera poder contar com o investimento da empresa que gere os parques de estacionamento na cidade para reabrir o Mercado 21 de Agosto, disse o presidente do Município, Fernando Ruas.

O autarca respondeu assim a um pedido de esclarecimento por parte dos vereadores do PS sobre este espaço encerrado há mais de três anos e para o qual, segundo a oposição, ainda não se conhece projeto.

“Num ato de boa gestão, queríamos contar com o financiamento e com o investimento da empresa de parques, porque uma das coisas que queremos lá ter é um parque”, justificou o autarca social-democrata aos jornalistas, no final da reunião pública do executivo camarário.

Segundo Fernando Ruas, tal permitiria “poupar algum investimento”, mas “a empresa dos parques não tem sido tão célere” quanto a autarquia gostaria.

“A Câmara podia atirar-se ao investimento, se calhar até pedir um empréstimo, porque tem capacidade financeira e margem de endividamento, fazia as obras e depois negociava com as empresas. Mas é mais simples a empresa fazer já a obra e negociar com a Câmara as condições”, concretamente os anos em que terá a concessão.

Atualmente, os lojistas e produtores locais estão num espaço temporário inaugurado no verão de 2022, no parque de estacionamento da Segurança Social, perto do edifício do Mercado 21 de Agosto, que foi encerrado com o objetivo de ser alvo de uma requalificação estruturante. Por baixo deste edifício funciona apenas um parque de estacionamento congestionado.

Representando um investimento superior a 770 mil euros, o denominado de Mercado dos Produtores foi a solução provisória encontrada pela autarquia.

Fernando Ruas garantiu que o Mercado dos Produtores “é uma solução transitória” e só funcionará no parque de estacionamento da Segurança Social “até haver condições para regressar” ao Mercado 21 de Agosto.

O autarca disse aos jornalistas que gostaria de ver no Mercado 21 de Agosto um parque de estacionamento, uma grande praceta e a Loja do Cidadão.

Para os vereadores da oposição, o processo do Mercado 21 de Agosto é um dos exemplos da “passividade enorme” da gestão de Fernando Ruas.

“As promessas são consecutivas, há sempre um adiar de esperança, fala-se sempre que é amanhã. Todos sabemos que o Mercado 21 de Agosto está fechado, sem estratégia e sem preparação para o futuro”, afirmou aos jornalistas o socialista João Azevedo.

O candidato do PS à presidência da Câmara de Viseu nas próximas eleições autárquicas adiantou que o seu projeto para o Mercado 21 de Agosto “pode não ter a ver com a devolução do Mercado de Produtores” àquele edifício.

“Achamos que o Mercado 21 de Agosto pode ter outra função”, acrescentou, prometendo anunciá-la “nas próximas semanas”.

pub
 Câmara de Viseu espera por investimento de empresa de parques de estacionamento para requalificar Mercado 21 de Agosto - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Câmara de Viseu espera por investimento de empresa de parques de estacionamento para requalificar Mercado 21 de Agosto - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar