No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Pela primeira vez o executivo municipal de Viseu vai marcar presença, oficialmente, na marcha pelos direitos da comunidade LGBTQIA+, que acontece no domingo à tarde. A iniciativa, que vai na quinta edição, é organizada pela Plataforma Já Marchavas.
A autarquia vai fazer-se representar por Leonor Barata, vereadora com os pelouros da cultura e ação social, que marcará presença na parada a partir das 16h00.
“Para o movimento LGBTQIA+ é importante esta presença. De alguma forma mostra uma abertura por parte da Câmara”, afirma Tiago Resende, da Plataforma Já Marchavas.
“Há um compromisso de um plano municipal para a igualdade de género e para a comunidade LGBTQIA+ para o futuro, agora não sabemos é quando. Mas queremos perceber se há esse comprometimento por parte da autarquia em reconhecer os direitos de cidadania e identidade de género”, acrescentou.
A quinta marcha, sob o mote “Um Movimento em Marcha!”, sai à rua pelas 15h00 e tem ponto de encontro marcado no Parque de Merendas do Fontelo.
A iniciativa, no seu momento inicial, contará com as intervenções das organizações presentes. Os participantes seguirão depois até ao Rossio, local escolhido para a leitura do manifesto da marcha. Seguir-se-ão dois momentos culturais por Kristall Queen e Ricardo Carvalho.
Na véspera, no sábado, realiza-se a manifestação cultural da parada. A partir das 21h30, no Carmo’81, decorrerá a atuação musical e performativa de Rita Senhor, Muse of the Future e Phaser, para além de uma oficina de cartazes.