corrida montanha castro daire
mega presépio tarouca
confraria
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
confraria
palavras e letrasjpg
exposição lego viseu
Home » Notícias » Diário » Camião multado na Nacional 234 por circular a 194km. Condutores criticam novo radar

Camião multado na Nacional 234 por circular a 194km. Condutores criticam novo radar

pub
 Companhia Rituais Dell Arte apresenta musical “Aladino” em Viseu
04.10.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Companhia Rituais Dell Arte apresenta musical “Aladino” em Viseu
04.10.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Camião multado na Nacional 234 por circular a 194km. Condutores criticam novo radar

O novo radar de velocidade na Estrada Nacional (EN) 234, em Nelas, já está a ser alvo de polémica a pouco mais de um mês depois da sua Novos radares na A25 e na Estrada Nacional 234 a partir desta sexta-feira.

Tudo porque um camião terá atravessado a via a 194 quilómetros/hora e acabou por ser multado, mas há vários condutores a apontar falhas aos radares colocados em setembro e as empresas de transportes estão a reclamar das multas que receberam.

A situação foi detetada por Vítor Matias, proprietário de uma empresa de formação e que gere os dados dos tacógrafos de diversas transportadoras de mercadorias após um cliente ter recebido a multa do camião, segundo relata a SIC.

O tacógrafo é obrigatório nos veículos pesados e regista os quilómetros, a velocidade e os tempos de descanso, entre outros. Porém, quando soube da multa do camião que passou pela EN234, Vítor Matias achou estranho.

“Todos os camiões têm tacógrafos e limitadores de velocidades a 90 quilómetros/hora. Por isso, as velocidades acima desse limite só podem atingidas em casos excecionais ou por inércia do veículo, que tem de fazer descidas acentuadas e prolongadas. Estando numa estrada nacional, o camião não tem espaço nem tempo para atingir aquela velocidade (194 quilómetros/hora) e, hipoteticamente, mesmo se tivesse atingido, nem conseguiria fazer curvas”, disse.

Vítor Matias suspeita de erro técnico ou mesmo humano nos radares. Segundo o próprio, os registos comprovam que o camião em causa nunca chegou aos 194 quilómetros/hora. “Foi-nos solicitada peritagem e, àquela hora (no momento da infração), o camião nunca fez aquela velocidade quer pelos diagramas diários quer pelos registos acima dos 90 quilómetros, que ficam gravados nos tacógrafos”, garantiu.

Este não é caso único na região Centro, já que também há registos de camiões que terão atravessado a EN109, na zona de Figueira da Foz, com velocidades acima dos 130 quilómetros/hora.

Além do radar de velocidade instantânea na EN234, também foi instalado um outro radar na A25, que atravessa o distrito de Viseu. O equipamento foi colocado na zona de Águeda e mede a velocidade média, ou seja, o tempo que o carro demorou para percorrer um determinado trajeto.

Confrontado com as queixas, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), que gere os radares de velocidade, diz que não há qualquer problema no sistema e aconselha os condutores a reclamar.

“Estamos conscientes que o sistema está bem feito. Mas analisaremos caso a caso e, se as pessoas acharem que há alguma coisa estranha, têm os mecanismos à sua disposição para lidar com a ANSR”, disse Rui Ribeiro, presidente da entidade.

Em setembro, entraram em funcionamento 37 novos radares de controlo de velocidade e, até ao final do ano, o número vai aumentar. Segundo a ANSR, o número de veículos fiscalizados subiu apesar da queda de 80 por cento nos carros que circulavam em excesso de velocidade.

pub
 Companhia Rituais Dell Arte apresenta musical “Aladino” em Viseu

Outras notícias

pub
 Companhia Rituais Dell Arte apresenta musical “Aladino” em Viseu

Notícias relacionadas

Procurar