Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…
Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões promove a região com uma campanha de verão que convida turistas a passar pela região e a viver “experiências únicas”.
Com a campanha “Viseu Dão Lafões, é onde apetece estar!”, a CIM Viseu Dão Lafões promove o território e os seus 14 concelhos nos canais Visit Viseu Dão Lafões, incluindo o site e a aplicação móvel, e aposta nos produtos turísticos e principais atrativos da região como a natureza, a cultura, a gastronomia, o bem-estar e a hospitalidade.
A iniciativa inclui o Guia de Oferta Turística, com sugestões em áreas que vão desde a hospitalidade local aos sabores, passando pelas paisagens e pelas experiências turísticas. O documento foi criado a pensar nos turistas, viajantes curiosos e todos os que desejam explorar Viseu Dão Lafões.
O guia, lançado no início deste ano, foi agora atualizado para esta época do verão e está disponível no site Visit Viseu Dão Lafões.
Além do digital, a campanha de verão de Viseu Dão Lafões também vai ser divulgada em cartazes outdoor e em eventos e festivais nacionais como o NOS Alive, que acontece de 10 a 12 de julho no Passeio Marítimo de Algés. O objetivo da CIM é “apostar numa presença estratégica em vários eventos e festivais do território, potenciando a marca turística e divulgando o melhor que a região tem para oferecer”.
A comunidade intermunicipal também preparou uma agenda digital com eventos e propostas de verão, disponível através dos canais da CIM e dos municípios de Viseu Dão Lafões. As iniciativas vão ser divulgadas todas as semanas.
Ciclistas desafios a pedalar subidas épicas
Ainda neste verão, entre 17 de julho e 17 de agosto, regressam as Subidas Épicas Viseu Dão Lafões, um desafio de ciclismo de estrada onde os participantes são desafiados a fazer quatro subidas num total de quase 70 quilómetros em Castro Daire, São Pedro do Sul, Tondela e Vouzela. A iniciativa prevê este ano a implementação do Troféu Subidas Épicas.
As subidas são as de Campo de Besteiros – Caramulinho (15,7 quilómetros de extensão), São Pedro do Sul – Arada (17 quilómetros), Paiva – Montemuro (22,4 quilómetros) e Vouzela – Adsamo (15 quilómetros).
Em 2024, Viseu Dão Lafões foi a região do país com o maior crescimento no número de hóspedes, com uma subida de 14,2 por cento, e a segunda com maior aumento de dormidas, com mais 10,8%, registos acima da média nacional.
Já este ano, Viseu Dão Lafões registou aumentos de 8,7% nas dormidas e 12,08% no número de hóspedes, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
O presidente da CIM, Fernando Ruas, justifica a campanha de verão com o facto de se reforçar “uma estratégia que deu resultados muito positivos no ano passado, os quais foram comprovados pelos números do INE, e que combina a promoção dos grandes ativos turísticos com uma presença forte em palcos nacionais, que geram atenção e notoriedade”.
Já Nuno Martinho, secretário executivo da CIM, sublinha que a campanha “é um prolongamento do trabalho que temos feito ao longo dos últimos anos”. “Queremos continuar a crescer de forma sustentada, valorizando os ativos da região, como a natureza, o termalismo, os centros históricos, as ecopistas e ciclovias, os vinhos e a gastronomia, as experiências ao ar livre e o acolhimento genuíno das nossas comunidades”, afirma.