joana gomes martins
IP3 santa comba dão
gnr_isolamento_idosos_-10
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinhos adega vila nova tazem
palacio do gelo natal 2 1
Moimenta com Sabor_Maçã2024
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Candidato da IL em Viseu quer racionalidade nas instalações das USF

Candidato da IL em Viseu quer racionalidade nas instalações das USF 

"O que defendemos é uma política racional e não uma política narcisista de querer fazer obras para pôr placas com o nome do presidente de Câmara”, diz Hélio Marta

 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”
07.10.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”
07.10.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
Hélio Marta Candidato da IL em Viseu quer racionalidade nas instalações das USF

O candidato da IL à presidência da Câmara de Viseu, Hélio Marta, defendeu hoje que devem ser analisadas outras opções antes de avançar com a construção de edifícios para Unidades de Saúde Familiares (USF) na Avenida da Europa. 

O atual executivo camarário, liderado por Fernando Ruas (PSD), tem prevista a construção de edifícios para as USF Infante D. Henrique, Lusitana, Alves Martins e Viseu Cidade em terrenos da Avenida da Europa, no âmbito de uma estratégia para dar “um novo impulso” à zona norte da cidade.

Mas, para Hélio Marta, “tem que haver racionalidade” na gestão dos dinheiros públicos: “não faz sentido estarmos a construir de raiz edifícios na Avenida da Europa quando podemos ocupar o hospital de Abraveses que, dentro de algum tempo, pode ficar vazio”. 

“O que defendemos é uma política racional e não uma política narcisista de querer fazer obras para pôr placas com o nome do presidente de Câmara”, disse, à agência Lusa, o candidato, no final de uma visita à Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA), cuja sede está num dos pisos do Hospital Psiquiátrico de Abraveses.

Na opinião de Hélio Marta, uma vez os serviços de Psiquiatria e Saúde Mental sairão deste edifício para um novo que está a ser construído junto ao Hospital São Teotónio, deveria ser feita uma avaliação para saber se poderia vir a acolher as USF.

“É preciso verificar o que fica mais barato, mais rentável, até porque este hospital, estas instalações, estão num espaço onde há estacionamento e uma série de espaços” e se situa a menos de um quilómetro da Avenida da Europa, acrescentou.

O candidato da IL alertou que, com o passar dos anos, a Avenida da Europa “vai transformar-se, provavelmente, na principal avenida de Viseu” e “poderá não fazer muito sentido estar a meter pressão de trânsito, pressão de estacionamento e pressão de transportes no centro da cidade”.

“O que nós defendemos é que, para além da racionalidade económica dos edifícios, haja também a racionalidade na questão do urbanismo e na pressão urbanística que determinadas infraestruturas públicas possam causar”, sublinhou. 

A Câmara de Viseu é liderada por Fernando Ruas (PSD), que foi presidente durante 24 anos (entre 1989 e 2013) e regressou nas últimas eleições autárquicas.

Além de Hélio Marta, são candidatos à presidência da Câmara de Viseu, nas eleições do próximo domingo, Fernando Ruas (PSD), João Azevedo (PS), Hélder Amaral (CDS-PP), Leonel Ferreira (CDU), Bernardo Pessanha (Chega) e Paulo Quintão (ADN).

Em 2021, Fernando Ruas obteve 46,68% dos votos, que se traduziram em cinco mandatos, menos um do que em 2017. O PS, com uma lista encabeçada por João Azevedo, obteve 38,26% dos votos, ficando com quatro mandatos. O Chega foi o terceiro partido mais votado (2,95%), seguido da IL (2,20%), do CDS-PP (2,02%), do BE (2,01%), do PAN (1,26%) e da CDU (1,17%).

pub
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”

Outras notícias

pub
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”

Notícias relacionadas

Procurar