joao azevedo
Autárquicas Novo presidente da Câmara de Viseu rejeita acordos para gerir concelho e aposta em diálogo
Delegado à mesa de voto consulta a lista de eleitores para a Câmara Municipal do Porto, 12 de outubro de 2025. Decorrem este domingo as eleições autárquicas em Portugal onde mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar. Os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, pelo que há três boletins de voto. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Diário » Candidatura da Serra da Estrela a Reserva da Biosfera da UNESCO concluída até junho

Candidatura da Serra da Estrela a Reserva da Biosfera da UNESCO concluída até junho

O resultado da avaliação pela UNESCO será conhecido em 2026

pub
 Candidatura da Serra da Estrela a Reserva da Biosfera da UNESCO concluída até junho
18.02.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Candidatura da Serra da Estrela a Reserva da Biosfera da UNESCO concluída até junho
18.02.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Candidatura da Serra da Estrela a Reserva da Biosfera da UNESCO concluída até junho

A Associação Geopark Estrela espera concluir até junho o dossier da candidatura da Serra da Estrela a Reserva da Biosfera da UNESCO, que está a ser coordenado por Helena Freitas, professora da Universidade de Coimbra. 

“O resultado da avaliação pela UNESCO será conhecido em 2026. Esperamos que, a partir do próximo ano, a Serra da Estrela passe a integrar a lista mundial de Reservas da Biosfera, contribuindo deste modo para a afirmação do valor desta montanha enquanto ecossistema de excelência e para uma estratégia de sustentabilidade futura”, espera Flávio Massano, presidente do Geopark Estrela, citado num comunicado. 

Segundo o também presidente da Câmara de Manteigas, esta será “uma oportunidade para trabalhar os recursos naturais da Serra da Estrela, transformando-os em vetores estratégicos para o desenvolvimento do território e de novas políticas públicas assentes nos serviços dos ecossistemas” locais.

Se a classificação for validada, a Serra da Estrela será a maior Reserva da Biosfera continental inteiramente portuguesa, realça o responsável, adiantando que a candidatura está a contar com a colaboração do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.

O processo foi iniciado no ano passado pela Associação Geopark Estrela, entidade cogestora da Comissão de Cogestão do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE).  

De acordo com os promotores, a candidatura é uma das medidas do Plano de Cogestão do PNSE, aprovado em novembro de 2024, após um período de consulta pública, e vai incluir os seis municípios que integram esta área protegida: Celorico da Beira, Covilhã, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia.

A futura Estrela Reserva da Biosfera da UNESCO – como se vai designar – tem uma área de 2.373 quilómetros quadrados e uma população de aproximadamente 130 mil habitantes. 

Dividida em três áreas de zonamento (Núcleo, Tampão e Transição), a Reserva será “um garante da conservação dos maiores valores naturais, já protegidos pelo Plano de Ordenamento do PNSE, mas também da promoção dos valores culturais e das dinâmicas socioeconómicas que garantam o desenvolvimento deste território, que se quer vivo e próspero”. 

Além disso, a proposta em desenvolvimento será “a primeira a conter uma avaliação do valor dos Serviços dos Ecossistemas, em sede de candidatura, o que reforça o seu caráter inovador”, realça o Geopark Estrela.

A associação, sediada em Manteigas, lembra que a Serra da Estrela é Geopark Mundial da UNESCO desde julho de 2020 e que a possível classificação como Reserva da Biosfera será “um relevante instrumento de preservação do património natural, com especial ênfase para a biodiversidade, mas também de valorização das comunidades e do desenvolvimento do território”.

“As Reservas da Biosfera são territórios comprometidos com a sustentabilidade, valorizam a conservação das paisagens e dos ecossistemas para o desenvolvimento social, económico, cultural e ecológico, atuando como plataformas de investigação, monitorização, educação e sensibilização”, acrescenta a associação Geopark Estrela. 

São territórios que representam “modelos singulares e relevantes no panorama global das estratégias de proteção, gestão e utilização dos recursos naturais e da biodiversidade”. 

A sua criação assenta no princípio de que “a conservação dos valores naturais é hoje indissociável da presença humana, do desenvolvimento sustentável e da prosperidade económica das populações”.

A candidatura está a ser liderada pela Associação Geopark Estrela, gestora da designação Geopark Mundial da UNESCO, o que, segundo os promotores, permitirá “uma otimização de recursos humanos, técnicos e financeiros, indo ao encontro das boas práticas defendidas pela UNESCO” nesta área.

pub
 Candidatura da Serra da Estrela a Reserva da Biosfera da UNESCO concluída até junho

Outras notícias

pub
 Candidatura da Serra da Estrela a Reserva da Biosfera da UNESCO concluída até junho

Notícias relacionadas

Procurar