No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Caramulo Motorfestival regressa à serra do Caramulo este fim de semana para a sua 20.ª edição. Organizado pelo Museu do Caramulo, o maior festival motorizado de Portugal, que arranca já esta sexta-feira, espera receber mais de 40 mil visitantes e promete um programa recheado de motores, exposições e celebrações.
A Rampa Histórica do Caramulo, criada em 1979, volta a ser o ponto alto do evento, reunindo mais de 170 automóveis, um novo recorde, segundo a organização. Este ano, a prova conta ainda com uma estreia inédita: a reunião de cinco automóveis portugueses de diferentes épocas, desde o pioneiro Felcom de 1933 ao superdesportivo Adamastor Furia, passando pelo Alba (1952), o UMM Dakar de 1983 e o ProtoUMMble. Entre os clássicos e supercarros internacionais, destaque para modelos como o Mercedes-Benz 300 SL, o Ford GT40, o LaFerrari e o mais recente Lamborghini Revuelto.
Além das corridas, o Motorfestival oferece um vasto leque de espaços e atividades. O Retro Park, que mostra veículos das forças de intervenção nacionais, junta-se à exposição imersiva “A Segunda Guerra Mundial ao Vivo e a Cores”, que assinala os 80 anos do fim do conflito. Os fãs da Fórmula 1 poderão ainda ver de perto monolugares da “The Fittipaldi Collection”, ligados à carreira do bicampeão mundial Emerson Fittipaldi.
O festival mantém os seus ex-libris: o Museu do Caramulo, com coleções de arte, automóveis e brinquedos, e o Caramulo Experience Center, que abre as portas das suas oficinas e galerias dedicadas ao mundo automóvel. Haverá ainda espaço para os motociclistas na Bikersville, para os adeptos do todo-o-terreno na Pista TT, e para quem prefere olhar para o céu no tradicional Air Show.
A programação inclui também o Show de Trial, a Feira de Automobilia e a Motorlândia, onde os mais novos podem experimentar pistas de karts, slot e, em 2025, até um paddock LEGO®.
Na sua 20.ª edição, o festival será também palco de celebrações especiais: os 70 anos do Citroën DS, o reencontro dos UMM do Rally Dakar dos anos 80 e a estreia dinâmica do Adamastor Furia, o supercarro português desenvolvido no Porto que irá enfrentar a Rampa Histórica ao som do seu motor V6 Ford Performance.
Com mais de 16 parques de assistência e clássicos abertos ao público, o Caramulo Motorfestival volta a afirmar-se como o maior encontro nacional de amantes de motores e cultura automóvel.