Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Concelho » S.P. Sul » Carnaval de Negrelos faz 45 anos e estreia desfile nas Termas de S. Pedro do Sul

Carnaval de Negrelos faz 45 anos e estreia desfile nas Termas de S. Pedro do Sul

Falta de infraestruturas e desafios financeiros não travam a vontade de manter viva esta tradição

Carolina Vicente
 Carnaval de Negrelos faz 45 anos e estreia desfile nas Termas de S. Pedro do Sul - Jornal do Centro
17.02.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Carnaval de Negrelos faz 45 anos e estreia desfile nas Termas de S. Pedro do Sul - Jornal do Centro
17.02.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Carnaval de Negrelos faz 45 anos e estreia desfile nas Termas de S. Pedro do Sul - Jornal do Centro

O Carnaval de Negrelos celebra este ano 45 anos de existência e mantém viva a tradição que começou com um grupo de jovens que decidiu sair da aldeia e desfilar até ao centro de S. Pedro do Sul. O evento continua a atrair milhares de pessoas, com sátira política e social como marca registada, apesar das dificuldades logísticas e financeiras enfrentadas pela organização.

A tradição remonta a há 45 anos, quando um grupo de amigos da aldeia de Negrelos decidiu mascarar-se e desfilar sem aviso pela Estrada Nacional até ao centro da cidade, surpreendendo quem passava. “Os 45 anos acabam por ser uma espécie de comemoração de quem teve a audácia de se juntar num grupo de amigos há 45 anos, de jovens da aldeia que se mascararam e optaram por, em vez de festejar o carnaval dentro da própria aldeia, desfilar, sem ninguém saber, pela Estrada Nacional, até ao centro de São Pedro do Sul, surpreendendo lojistas, comércio e as pessoas que andavam na rua na altura”, recorda Rogério Nunes, vice-presidente da Associação Cultural e Recreativa de Negrelos.

Desde então, a celebração cresceu e tornou-se um evento de referência no concelho. Apesar da passagem do tempo, a ligação dos habitantes de Negrelos ao Carnaval mantém-se. “Estes 45 anos trazem essa carga sempre às costas, o que tem feito com que o carnaval e a organização do Carnaval de Negrelos não morram. Algumas dessas pessoas ainda se mantêm dentro dos grupos de trabalho e a colaborar desde a primeira data até agora. Muitos já não desfilam, mas continuam a colaborar de alguma maneira”, refere.

O percurso mantém-se inalterado desde o início, ligando Negrelos ao centro da cidade, num trajeto de cerca de dois quilómetros e meio, percorrido em duas horas. Para assinalar os 45 anos, a organização preparou várias novidades. “Já começámos com algumas na rua, temos adereços, bonecos em duas rotundas de São Pedro do Sul a promover o carnaval, promovemos este ano o regresso do Baile de Máscaras, que era algo que os antigos faziam e que este ano vamos trazer outra vez em força, com um bom cartaz e com bons prémios. É feito na sexta-feira do Entrudo, na sede da Associação de Negrelos”.

O evento principal continua a ser o desfile de terça-feira, dia 4 de março, a partir das 15h00. No entanto, pela primeira vez, haverá um desfile no centro termal de S. Pedro do Sul, no sábado, dia 1 de março. “Como grande novidade e cabeça de cartaz, teremos um primeiro desfile de carnaval nas Termas, que é feito no sábado do Entrudo, à tarde, para também levarmos um pouco desta folia ao centro termal. Ao mesmo tempo serve também como divulgação”. Para além disso, a Associação participa no Carnaval das Escolas na sexta-feira, com um carro alegórico, e promove animação de rua na segunda-feira à tarde.

A preparação do evento continua a ser um desafio, sobretudo devido à falta de infraestruturas. “Passaram 45 anos e nós continuamos sem ter um edifício, um armazém onde possamos construir todos os carros alegóricos e nos juntarmos”, lamenta Rogério Nunes. Os carros alegóricos continuam a ser construídos em garagens e alpendres de particulares, o que dificulta a organização e o trabalho dos voluntários. “Nos últimos 30 anos todos os carros têm sido feitos em garagens de particulares, ou alguns alpendres que têm altura suficiente para trabalharmos e fazermos isoladamente e separadamente cada grupo o seu carro alegórico. Essas são as grandes dificuldades”.

As dificuldades financeiras também são uma constante. “Nós temos contado muito com o apoio do município, da junta de freguesia e do comércio local que nos apoia todos os anos, mas muitas das vezes não conseguimos igualar a despesa”, explica. O crescimento do público tem aumentado a responsabilidade da organização em manter a qualidade do evento. “No ano passado contabilizámos mais ou menos 5 mil pessoas e esta responsabilidade do crescer do público também nos obriga a crescer em termos de qualidade”.

A sátira política e social continua a ser a identidade do Carnaval de Negrelos. “Este é um carnaval muito típico de sátira e de piadas de cariz político, não só local mas também nacional, muito virado para a crítica. Tentar fazer rir é o lema”. Este ano, a adesão ao evento também aumentou, com seis associações do concelho a juntarem-se ao desfile. “Ressalvar por último que este ano pela primeira vez iremos ter seis associações do concelho a participar juntamente com o Carnaval de Negrelos, o que prova que continuamos vivos, que também vamos atraindo, e que vamos aumentando o leque. O Carnaval é de Negrelos, feito em Negrelos e saído em Negrelos, mas acaba por ser do concelho inteiro”.

Apesar dos desafios, a tradição mantém-se e os habitantes de Negrelos continuam a sair à rua para celebrar o Entrudo, num evento que já se tornou incontornável na região.

pub
 Carnaval de Negrelos faz 45 anos e estreia desfile nas Termas de S. Pedro do Sul - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Carnaval de Negrelos faz 45 anos e estreia desfile nas Termas de S. Pedro do Sul - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar